Leitor amigo,: Mal me refiz das emoções com as Olimpíadas Rio 2016 e um turbilhão de emoções e introspecções começa a aparecer diante dos meus olhos , como se fossem cenas de filmes de ficção científica !
A começar pela festa de abertura ! Mais uma vez, o Brasil fez o mundo e nós todos – brasileiros – nos fazendo , mais uma vez , sentir o orgulho de nossa nacionalidade !
Os jogos paralímpicos não trazem em si só a prática do esporte ! Isso acaba ficando num plano inferior quando nossos olhos e nossos corações ficam diante da tv assistindo seres humanos dotados de superpoderes e magia, executando movimentos e proezas que nós que – idiotamente – nos achamos perfeitos, não somos capazes de fazer !
PERFEITOS e SUBLIMES são todos esse seres humanos maravilhosos que estão lá no Rio nos proporcionando a oportunidade rara de fazermos uma introspecção da nossa pequenês quando estamos diante de mínimos entraves que a vida nos impõe e que , ARROGANTEMENTE , chamamos de problemas !
São só 2 dias de ” competições ” – que prefiro chamar de ENCANTO , porque o mundo assisti a mais bela demonstração de amor a vida e ao próximo !
Bota SUPERAÇÃO e SOLIDARIEDADE aí !
Por isso, a competição em si, fica mesmo em segundo plano !
Acho até que o Comitê Organizador das Paralimpíadas deveria mudar o sistema de premiação e medalhas !
Ao final de cada uma das competições, deveria ser dada a cada atleta participante uma MEDALHA DE OURO ! Eles são OURO por natureza! Por ENCANTO ! Por MAGIA ! Por nos dar de presente a chance de nos reavaliarmos como seres humanos ! Nos dão a oportunidade única de saber nosso real tamanho !
E nos dão , com as mãos que a maioria deles nem tem, a TERNURA que cada um deles traz nos olhos que nem sempre enxergam !
Só vou voltar aqui na coluna pra comentar a festa de encerramento ! Quero reter em mim cada uma das lições que -GRATUITAMENTE – me privilegiam !
E quero terminar essa coluna com um poema do brasileiríssimo e eterno Mário Quintana :
DEFICIENTE é aquele que não consegue modificar sua vida , aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino .
LOUCO é quem não procura ser feliz com o que possui,
CEGO é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.
SURDO é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão, pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.
MUDO é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.
PARALITICO é que não consegue andar em direção daqueles que precisam de sua ajuda.
DIABÉTICO é quem não consegue ser doce.
ANÃO é que não sabe deixar o amor crescer .
E, finalmente, a pior das deficiências é ser MISERÁVEL pois, MISERÁVEIS são todos que não conseguem falar com Deus .
Que todos nós possamos nos deliciar com as PARALIMPÍADAS : a mais pura junção de esporte e vida que um ser humano pode presenciar !