Encerramento em alto estilo, premiação e a certeza de que vai acontecer uma segunda edição. Terminou assim no domingo o primeiro Festival de Teatro Nova Cena, evento que trouxe espetáculos de diferentes cidades e celebrou a volta do Teatro Municipal de Marília.
A organização divulgou nesta segunda a lista dos vencedores (veja abaixo) e um projeto para que próximas edições tenham disputa com peças de Marília, que neste ano apenas participaram como mostra de teatro.
Segundo o ator e diretor Gustavo César, do Cia de Teatro Quasilá, que organizou o festival, as apresentações foram muito boas, dentro do horário e mesmo nas exibições de feriado, sábado e domingo – com três peças em em sequencia – tudo funcionou muito bem.
“Foi muito legal tudo o que aconteceu. A abertura teve uma peça sobre autismo e havia uma criança autista na plateia. A família fez depoimento, foi emocionante. Houve também revelação de talentos, crianças com talento incrível, muito jovens mesmo.”
O volume de público deixou a desejar. Com até 200 pessoas na plateia, o espaço teve sobra de lugares que será desafio para a próxima edição.
Os Dois Cumpadi, um dos espetáculos do Festival NOva Cena
E os jurados tiveram muito trabalho. Após vários dias de espetáculos, com algumas peças favoritas, foram surpreendidos pela última apresentação, um musical de Avaré, que levou para o palco histórias colhidas em uma favela de São Paulo. “Encerrou com chave de ouro, um musicial em uma peça muito rica, ficou fantástico. Foi a vencedora”, explica Gustavo.
Ainda neste ano pode ser anunciada data e modelo da próxima edição, que além de novos talentos pretende promover atração de mais públkico e discutir competição com peças da cidade. A premiação foi definida pelos jurados Calu Monteiro, Márcio Martins e João Moraes.
Confira abaixo os vencedores do festival:
Melhor Espetáculo
“Histórias das Malocas”, de Avaré (SP)
Segundo Melhor Espetáculo
“Plano 269”, de Londrina (PR)
Terceiro Melhor Espetáculo
“Os Dois Cumpadi”, de Valparaíso (SP)
Melhor Ator
Paulo Vicente, de “Histórias das Malocas”, de Avaré (SP)
Melhor Atriz
Juliana Galante, de “Plano 269”, de Londrina (PR)
Melhor Trilha Sonora
“Histórias das Malocas”, de Avaré (SP)
Melhor Iluminação
“Histórias das Malocas”, de Avaré (SP)
Melhor Cenário/Figurino
“Plano 269”, de Londrina (PR)
Melhor Texto/Dramaturgia
“Histórias das Malocas”, de Avaré (SP)
Melhor Direção
Fabrício Samuel, de “Os Dois Cumpadi”, de Valparaíso (SP)
Prêmio Especial dos Jurados
“Desmontagem Urbana”, de Londrina (PR)
Menção Honrosa pelo trabalho de Estética Visual e Maquiagem para “Hades”, de Tupã (SP)
Menção Honrosa pelo trabalho de Preparação Textual para “A Megera Domada”, de Tupã (SP)