É importante sabermos que todos os cães soltam pelos. É um processo comum de troca porque alguns pelos morrem e precisam dar espaço para nascerem outros novos. Até nós humanos perdemos cabelo, caem os fios que estão velhinhos e nascem outros (ou pelo menos, deveria nascer outros! rs).
Com os cães, não existe aquele que solta mais ou menos pelo. Existem aqueles que os soltam de forma mais discreta. Nos cães de pelagem longa e clara, por exemplo, esse processo será sempre mais visível. Mas, se passarmos a mão no pet de pelo curto/curtíssimo vamos notar que eles também perdem.
É comum direcionarmos mais cuidado com tosa, escovação e visita ao pet shop, quando o cão tem pelagem longa porque embaraça e dá nozinho, e com isso, no decorrer do dia, caem menos pelos pela casa. Assim, enganosamente achamos que esses cães perdem menos pelos porque o pelo que ele tinha que perder, saiu na escovação.
Geralmente, não escovamos os cães de pelagem curta porque não percebemos muita necessidade, então, ao passar a mão levamos um pequeno susto achando que está perdendo pelo em excesso.
A única vantagem na pelagem curta, em comparação a pelagem longa, é que não embaraça. Para quem não tem tempo para escovar o pet diariamente ou não quer gastar tanto com tosas, a pelagem é um ponto importante para avaliar no momento da escolha, pois o pelo sempre será a consequência de ter um animal.