Arte & Lazer

Projeto leva cinema gratuito para a população de Marília

Projeto leva cinema gratuito para a população de Marília

Entre os dias 23 e 25 de setembro, Marília recebe o projeto “Cine em Cena Brasil”. Serão realizadas 12 sessões gratuitas de filmes nacionais e internacionais para o público de todas as idades. A sala itinerante será instalada na rua Sebastião Mazale, s/n, bairro Teotônio Vilela. A entrada é por ordem de chegada e respeitada a lotação máxima de 250 pessoas.

Durante três dias, o projeto exibirá 12 títulos diferentes, incluindo filmes em 3D, como as animações “O Bom Dinossauro”, “Frozen – Uma Aventura Congelante” e “Divertida Mente”.

Entre outros títulos, serão exibidos “No Coração do Mar”, com destaque também para longa metragem nacional “Que Horas Ela Volta?”, considerado o 71º melhor filme brasileiro de todos os tempos segundo a Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). 

O “Cine em Cena Brasil” oferece uma estrutura com 225 lugares. A sala é equipada com cadeiras e assentos com almofadas, ar condicionado, tela de 26m2 (7,5 metrosx 3,5 metros) e sistema de som e projeção digital 2D e 3D. 

O projeto tem apoio da Nestlé, por meio do ProAc(Programa de Ação Cultural) e Ibirajá Produções. Edson Souza, um dos responsáveis pelo projeto, explica que a ideia surgiu da necessidade de levar a sétima arte à população menos favorecida. Segundo ele, no Brasil, apenas 7% dos municípios possuem salas de cinema. Muitas vezes, para a comunidade mais carente, a sala itinerante é o primeiro contato com o cinema. 

ALCANCE
O “Cine em Cena Brasil” surgiu em 2004 e atingiu mais de um milhão e meio de telespectadores em todo o país. O projeto, que viaja de uma cidade para outra dentro de um caminhão, percorreu 43 locais e realizou mais de 400 sessões em 2014. No passado, foram 24 municípios atendidos. Em dois anos, o “Cine em Cena Brasil” alcançou mais de 65 mil pessoas. 

Em 2016, algumas das cidades contempladas foram Araçatuba – SP, Caçapava – SP, Rio de Janeiro (capital), Rio Bonito, São Pedro da Aldeia e Saquarema, todas no estado carioca. 

Além de Marília, o projeto vai percorrer quatro municípios do Estado de São Paulo, com a expectativa de atender 13.500 pessoas. O projeto também trabalha com agendamento de escolas públicas. Para levar grupos de alunos, é preciso procurar com antecedência a Secretaria Municipal de Cultura.

Veja a programação:

23 DE SETEMBRO – SEXTA FEIRA 
7H45 – O BOM DINOSSAURO   3D – LIVRE
9H45 – HOTEL TRANSILVÂNIA 2  – LIVRE
13H  – MINIONS    3D  – LIVRE
15H – PETER PAN  – 10 ANOS

24 DE SETEMBRO – SÁBADO                                                                                                     
14H – FROZEN: UMA AVENTURA CONGELANTE   3D   – LIVRE
16H – OS PINGUINS DE MADAGASCAR  -LIVRE
18H – UNIDOS   –  LIVRE
20H –  PIXELS  3D – 14 ANOS

25 DE SETEMBRO – DOMINGO 
14H  – DIVERTIDA MENTE   – LIVRE
16H – HOMEM-FORMIGA  – 10 ANOS

18H – QUE HORAS ELA VOLTA?  – 12 ANOS
20H – NO CORAÇÃO DO MAR  3D – 12 ANOS