O ator Calu Monteiro apresenta neste domingo (09), no Teatro Municipal de Marília, o Projeto Interiores, uma peça que se baseia na contação de histórias, lendas e fábulas do imaginário popular brasileiro. A apresentação beneficente em prol da Casa do Caminho será às 16h. A entrada são produtos de higiene pessoal.
A contação de histórias “Interiores”, trata-se de um encontro entre a plateia e o Zé, um caipira do interior de Minas Gerais, personagem clássico e anacrônico do imaginário popular brasileiro. Um viajante que carrega em sua trouxa muitas histórias.
Movido pela curiosidade este personagem cômico e profundo, descobre no interior de sua trouxa, objetos repletos de significados e a partir deles encanta os ouvintes com contos, lendas, mitos e fábulas da cultura popular brasileira.
A aventura é inevitável quando Zé narra e vivencia suas histórias, que passam por um encontro entre o caipira e um anjo, além da lenda indígena “Como surgiu a noite”. Também é possível rir e aprender com o caipira narrando a fábula “O Gavião e a Raposa” ou “ A festa no Céu” encontrada nos estudos de Luís da Câmara Cascudo, escritor, historiador/pesquisador do folclore brasileiro.
O Projeto se propõe a levar para todos os lugares, dos mais remotos aos mais bem equipados, a arte da contação de histórias. Mesclando técnicas teatrais, figurinos e adereços cênicos, o objetivo é oferecer ao público o contato com a diversidade da cultura popular brasileira, num trabalho de resgate e valorização de hábitos e costumes de nosso país.
Outro objetivo é incentivar o gosto pelo teatro, contribuindo para a formação de plateia e de senso-crítico, bem como estimular a leitura como forma de conhecimento e entretenimento, reforçando a importância da criança (de todas as idades) como espectadora, leitora, disseminadora e criadora de histórias. Também, queremos fortalecer, através da contação de histórias, o elo entre o espectador e as diferenças culturais de seu país, minimizando o impacto do preconceito cultural. E com isso trazer para a criança o questionamento do que a leitura pode lhes trazer de bom.
Segundo o ator Calu monteiro, a magia de ler vem perdendo força frente às novas tecnologias, os jogos eletrônicos e a televisão. O culto à informação rápida através das imagens, em detrimento da leitura, retira da criança a possibilidade de conhecer e ‘viajar’ pela palavra.
“O resgate da palavra, através da oralidade e da história infantil é uma forma de reverter este processo de ‘desleitura’, e trazer para a criança o mundo dos livros ao seu redor. É por isso que o projeto ‘Interiores’ propõe a valorização da cultura popular brasileira, da arte e da educação e tem em seu repertório variados contos, histórias e hábitos brasileiros. Com isso contribuímos para a multiplicação do público apreciador de teatro, da leitura e da cultura em geral”, declara.