Ex-prefeito e candidato líder nas pesquisas para disputa da Prefeitura de Curitiba, o candidato Rafael Greca (PMN) disse nesta sexta-feira que não é São Francisco, nunca cuidou de pobres “a primeira vez que tentei carregar um pobre e pôr dentro do meu carro eu vomitei por causa do cheiro.”
A declaração infeliz provocou manifestações de centrais sindicais, ONGs e lideranças em todo o país e já rendeu um pedido de desculpas do candidato por “falta de clareza” nas expressões. A frase foi dita durante uma sabatina na PUC do Paraná, quando Greca falava sobre moradores de rua na cidade, Sugeriu a criação de albergues com serviços essenciais.
“Eu nunca cuidei dos pobres, eu não sou São Francisco de Assis. Até porque a primeira vez que tentei carregar um pobre e pôr dentro do meu carro eu vomitei por causa do cheiro”,
Engenheiro e urbanista, Greca já foi prefeito entre 1993 e 1996, sucessor de Jaime Lerner. Já foi vereador, deputado estadual, deputado federal e ministro do Esporte e do Turismo no governo FHC. Aos 60 anos, deixou o PMDB, por conta de desavenças com o senador Roberto Requião, cujo filho concorre ao cargo de prefeito e aparece em terceiro nas pesquisas
Como ministro do Esporte e do Turismo no governo FHC, Rafael Greca foi exonerado num dos escândalos dos bingos. Em 2000, autorizou gastos de R$ 3,5 milhões para uma réplica da nau de Pedro Álvares Cabral para comemorar os 500 anos da descoberta do Brasil. A caravela voltou rebocada para a capital baiana pouco depois de zarpar e virou piada e desperdício.
Assista abaixo vídeo com a frase polêmica do candidato
[movie_id#328]