Nacional

Queda de avião – Vídeo faz homenagem a piloto morto em Maringá

Luiz Carlos Dell’Aglio tinha 62 anos – Reprodução/Whatsapp
Luiz Carlos Dell’Aglio tinha 62 anos – Reprodução/Whatsapp

Um vídeo com pouco mais de quatro minutos de imagens para mostrar manobras como quedas em parafuso, loopings e outras provas de habilidade foi a forma encontrada por amigos e fãs de aviação para homenagear o piloto Luiz Carlos Basson Dell’Aglio, que faleceu neste sábado após a queda do monomotor que comandava durante uma exibição em Maringá.

Dell’Aglio tinha 62 anos e era de Ponta Grossa. O avião, um Extra de fabricação alemã, caiu de bico e praticamente ficou enterrado no chão em acidente gravado por testemunhas.

Segundo currículo divulgado pela organizado do evento, ele era piloto Agrícola com mais de 1 mil horas de voo e considerado um dos grandes nomes no segmento, tendo atuado durante 11 anos como Coordenador Geral e Instrutor do CAVAG – Curso de Piloto Agrícola na cidade de Ponta Grossa. 

Além de pilotar, administrava a sua empresa AGROVEL – Agro Aérea Vila Velha Ltda. Atualmente voando agrícola no Estado de SC em regiões de Bananais e Arroz. “Na acrobacia, seu esporte predileto, possui mais de 1600 horas de voo de alta performance, sendo o atual Presidente da CBA – COMITÊ BRASILEIRO DE ACROBACIA E COMPETIÇÕES AÉREAS.”

Dell’ Aglio iniciou na acrobacia pilotando um Decathlon, na Categoria Esporte, em que chegou ao terceiro lugar no ranking nacional. No ano de 1998, com a compra do Extra 230 matriculado PT-ZUN, com aproximadamente 700 horas, entrou para a Categoria Intermediária, com ótimo desempenho.

No ano seguinte, já estava competindo na Categoria Avançada, disputando os torneios de acrobacia de nível nacional, também com excelentes resultados.

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo com as manobras