Marília

Campanha arrecada cabelo para fazer perucas a pacientes com câncer

Campanha arrecada cabelo para fazer perucas a pacientes com câncer

Ganhar um novo visual e ainda poder contribuir para o resgate da autoestima de mulheres e crianças em tratamento contra o câncer na cidade é o objetivo da campanha ‘Fios de Esperança’, que em 28 de setembro (quarta-feira), às 17h, irá receber doação de cabelos no Marília Shopping.

Idealizada pelo Comitê Famema da IFMSA-Brazil (Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina), a ação contará com uma estrutura de salão de beleza, em parceria com o Instituto Embelleze, onde serão feitos os cortes de cabelo dos doadores em frente ao portão 5 do centro de compras.

Qualquer tipo de cabelo pode ser doado, mesmo que contenha química ou tintura e, o comprimento mínimo para doação é de um palmo, cerca de 10 cm. Todas as mechas arrecadadas durante o período serão enviadas para a ONG Rapunzel Solidária, responsável pela confecção das perucas. As perucas serão entregues aos pacientes do ambulatório de oncologia de Marília na sexta-feira (30), às 13h.

Resgate da autoestima
Começar o tratamento do câncer implica também em se adaptar aos efeitos que a luta contra a doença traz. A queda dos cabelos é situação comum enfrentada pelos pacientes, devido aos efeitos colaterais do tratamento. Mas, essa perda causa um impacto psicológico, retardando o processo de recuperação, segundo especialistas.

Ao enfrentar esse processo é natural que a mulher se sinta desanimada, mas o tratamento não precisa interferir na sua vontade de explorar seu novo visual, no prazer de se arrumar e se sentir bonita.

É possível tratar o câncer e continuar se preocupando com a aparência. Várias alternativas e truques podem ajudá-la a passar por essa fase com autoestima e bom humor. Nesse caso os lenços, chapéus e perucas entram em ação para valorizar sua beleza.

A instituição
A IFMSA é uma instituição suprapartidária e sem fins lucrativos ligada à Organização Mundial de Saúde (OMS) e à Organização das Nações Unidas (ONU).

Fundada na década de 50 é hoje a maior organização estudantil do mundo, presente em 109 países e em 48 faculdades de medicina do Brasil. O comitê local IFMSA Famema da Faculdade de Medicina de Marília é um dos representantes dessa instituição e atua através da extensão à sociedade mariliense dos projetos e campanhas organizadas sob caráter voluntário nas áreas de saúde pública, saúde reprodutiva, direitos humanos, educação médica, bem como na promoção de intercâmbios clínico-cirúrgicos e pesquisas, tanto em território nacional, quanto internacional.