Marília

Estudantes conquistam 55 medalhas em Olimpíada de Astronomia

Estudantes conquistam 55 medalhas em Olimpíada de Astronomia

Escolas estaduais da região de Marília fecharam a edição 2016 da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) com 55 medalhas (9 ouro, 16 prata e 30 bronze). Em todo o Estado, 1,2 mil estudantes do Ensino Fundamental e Médio chegaram ao topo das provas. Organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira, a olimpíada reúne unidades públicas e particulares com o objetivo de testar o conhecimento em astronomia e astronáutica e incentivar o estudo da Ciência.

No ranking da rede paulista, a E.E. Glauber Rocha, de Guarulhos, foi a recordista com 108 medalhas. A participação no torneio nacional não é nenhuma novidade para meninas e meninos do 1º ao 5º ano da Glauber. Para isso, a equipe de professores organiza ao longo do ano uma série de exposições e trabalhos sobre os movimentos de rotação das Terra, pontos cardeais, fases da lua, Sistema Solar até as explorações em sondas espaciais.

Outra ferramenta adota pela escola é a leitura. Com ajuda de livros e de instrumentos como luneta e mini telescópio, os estudantes são incentivados a imaginar o espaço sideral e os limites. O trabalho tem resultado. Em 2016, das 108 medalhas acumuladas pela escola foram 33 de ouro, 35 de prata e 40 de bronze.

As provas são realizadas nas próprias unidades e são divididas de acordo com o ciclo de ensino. Além das medalhas, todas as escolas, professores e alunos participantes recebem certificados.

Ciência em show
As inscrições para a próxima edição da OBA ainda não estão abertas. Mas os alunos já podem começar a preparação com auxílio de videoaulas do grupo Ciência em Show. O trio de físicos Wilson, Gerson e Daniel utiliza uma linguagem descontraída e divertida para cativar os estudantes e explicar conceitos e experimentos simples. A série está disponível no Portal da Educação (www.educacao.sp.gov.br).