Arte & Lazer

Fundação distribui livros gratuitos para todo o Brasil

Fundação distribui livros gratuitos para todo o Brasil

“Poeminhas da Terra”, de Márcia Leite e Tatiana Móes; e “Selou e Maya”, de Lara Meana e María Pascual de la Torre, são os dois livros que a Fundação Itaú Social distribuirão gratuitamente este ano na campanha Leia Para Uma Criança. No total, serão entregues 3,6 milhões de exemplares das obras. De 2010, quando a campanha foi criada, até o fim deste ano, a fundação terá oferecido mais de 48 milhões de livros, incluindo edições em braile e fonte ampliada.

Participar da campanha é simples: basta entrar no site www.itau.com.br/crianca partir do dia 4 e fazer o cadastro. Os livros serão enviados sem custo para o endereço indicado. 

Poeminhas da Terra é o primeiro livro inédito a entrar na coleção. Escrita por Márcia Leite e ilustrado por Tatiana Móes, a obra, da Editora Pulo do Gato, apresenta ao leitores o dia a dia e a infância nas comunidades indígenas, mostrando hábitos, brincadeiras e palavras. O texto é simples e as ilustrações, feitas com bico de pena e pintados em aquarela. Diferentemente da maioria dos livros, neste as páginas são viradas na vertical, o que possibilita uma experiência diferente de leitura. Márcia, escritora e editora, já esteve outras vezes nesta Estante de Letrinhas, com Pé-de-Bicho e muitos outros livros da Pulo do Gato.

O segundo livro é Maya e Selou, das espanholas Lara Meana e María Pascula de la Torre. A tradução é de Graziela R. S. Costa Pinto e a publicação, da SM. O livro conta a história de duas crianças vizinhas que passam o dia fantasiando. Selou se imagina galopando pela savana no lombo de um cavalo, comendo minhocas caçadas por um pássaro e domando elefantes circo. Maya sonha em ordenhar uma vaca no sítio da avó, morar no alto de um edifício em Nova York e viajar para a Índia num elefante vermelho. As ilustrações são delicadas e imaginativas e o projeto gráfico interessantíssimo. O livro pode ser aberto pela capa ou pela contracapa – e cada entrada abre as portas para a história de uma das crianças.