Por intermédio do grupo investidor Asset Beclly, a italiana Piaggio se instalou no Brasil. A empresa começa importando quatro scooters da marca Vespa e terá fábrica própria em Manaus em 2018.
Neste primeiro momento as simpáticas Vespinhas virão todas da Itália. Os primeiros modelos a chegar serão Primavera 125 e 150, Sprint 125 e 150, GTS 300 e 946 Emporio Armani, de 150 cc. A Piaggio preparou para o Brasil uma série comemorativa de mil unidades do Primavera 150. Elas recebem uma plaqueta com a bandeira do Brasil estilizada e o número da série (de 0001 a 1000). A pré-venda começa no dia 10 de outubro pelo site www.vespabrasil.com.br. As vendas para valer dos quatro modelos se iniciam no dia 22 nos shoppings JK Iguatemi e Iguatemi Campinas.
A previsão da companhia é abrir 8 pontos até o fim deste ano e outros 12 em 2017. Até o fim de 2018 serão 40 ao todo. A expectativa de vender 2 mil Vespas ainda este ano.
Em longo prazo, a Piaggio quer alcançar 10% do mercado brasileiro de duas rodas. A Yamaha, vice-líder, tem menos de 11% apesar de produzir localmente há 42 anos. No entanto, a estimativa empresa italiana se baseia no fato de que a participação dos scooters vem aumentando a cada ano, ao mesmo tempo em que encolhe a fatia de motos urbanas. Uma projeção de mercado exibida pela companhia demonstra que até o fim de 2020 a venda de scooters poderá superar a de motos urbanas de baixa cilindrada.
MERCADO
Pela origem italiana e também por conta do pagamento integral do imposto de importação, os produtos chegarão com preços elevados. A Piaggio não revelou os valores a ser praticados e deixou claro o posicionamento premium que a marca terá.
Em vez de concessionárias, adotou o conceito de butiques, que ficarão dentro ou fora de shopping centers. Essas lojas reunirão estilos atual e retrô. Terão wi-fi e pontos de recarga de celulares para atrair os mais jovens.
Além de scooters, terão de vender muitas roupas, capacetes e acessórios para se manter abertas. Cada butique Vespa custará entre R$ 5 milhões e R$ 7 milhões. O grupo abrirá uma loja-modelo na zona sul da cidade de São Paulo, na região da Avenida Luís Carlos Berrini.
A Asset Bleclly Investments Management opera basicamente em Dubai e no Brasil explorando o potencial de empresas italianas que atuam em regra nos setores de tecnologia e serviços. Esse grupo investidor contratou Longino Morawski por sua experiência na área de duas rodas.
Ele comandou a operação da Harley-Davidson no País durante cinco anos. Assumiu em 2011, logo após a marca americana ter saído das mãos do Grupo Izzo. O executivo e outros 44 profissionais contratados pela Asset Beclly estão em um escritório na zona sul da capital paulista.