Marília registrou nos nove primeiros meses deste ano, a abertura de 2.266 novas empresas. Os dados constam do balanço divulgado, nesta semana, pela Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico. No período, foram investidos mais de R$ 36,6 milhões em capital social pelo setor empresarial no município. A pasta não informou quantas empresas fecharam no mesmo período.
“Apesar da situação econômica preocupante do país, a nossa cidade vem mantendo, em média por mês, um investimento superior a R$ 4 milhões e a abertura de mais de 250 empresas”, comentou Cássio Luiz Pinto Júnior, secretário municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico.
Do total de empresas abertas em 2016, segundo os dados do Centro de Pesquisa e Informação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, 1.773 são MEIs (Microempreendedores Individuais) e as outras 493 representam estabelecimentos de diversas naturezas jurídicas (Eireli – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada; sociedade limitada, entre outras).
“Em comparação com outras importantes cidades do interior paulista, como Araraquara, Araçatuba, Bauru, Assis e Presidente Prudente, o nosso índice percentual – relação entre quantidade de MEIS abertas pelo número de habitantes – é superior neste ano. Este mesmo resultado positivo, nós temos verificado com a geração de empregos – por meio de dados divulgados no CAGED do Ministério do Trabalho – em que Marília desponta com destaque e está muito bem posicionada neste segmento”, ressaltou o secretário Cássio Luiz Júnior.
Em relação à divisão geográfica, as 2.266 novas empresas se instalaram nas seguintes regiões da cidade: 26,66% na zona Norte; 27,33% na área central; 16,22% na zona Sul; 16,77% na região Leste e 13% na zona Oeste.
“Além da área central – que sempre tem atraído novos investimentos, a zona Norte vem se desenvolvendo em ritmo acelerado. Com os novos empreendimentos imobiliários e a inauguração de uma agência bancária e de um hipermercado, a região Norte da cidade tem se tornado o destino de várias oportunidades de negócios para a classe empresarial. Outro detalhe importante é que Marília apresenta uma economia diversificada e recebeu, recentemente, o reconhecimento do Governo do Estado como polo de Tecnologia da Informação com o credenciamento do Arranjo Produtivo Local (APL TI Marília). Hoje, consideramos que a nossa cidade está mais bem preparada para uma possível retomada de crescimento da economia nacional”, concluiu o secretário de Desenvolvimento Econômico.