Educação

Governo vai convocar 20 mil professores e deve substituir temporários

Governador Geraldo Alckmin anuncia convocação de concursados – Divulgação
Governador Geraldo Alckmin anuncia convocação de concursados – Divulgação

O governo do estado de São Paulo vai convocar 20,9 mil professores aprovados em um concurso realizado em 2013 e deve substituir os professores que atualmente trabalham em regime temporário. A medida será publicada amanhã no Diário Oficial mas o edital com as datas da escolha de vagas será publicado após o processo de remoção, programado para o mês de novembro.

O anúncio foi feito em solenidade no Palácio dos Bandeirantes para comemoração do dia do professor – 15 de outubro – em que o governador Geraldo Alckmin apresentou também decreto que estabelece as novas regras para o concurso de diretores.

A partir da próxima seleção, os candidatos farão provas escritas e curso de formação nas áreas de liderança e gestão. Os aprovados passarão ainda pela chamada Avaliação Periódica de Desempenho Individual e, simultaneamente ao período de formação, o aprovado passará pelo estágio probatório de três anos. 

Segundo o governo do Estado, já foram nomeados 38 mil professores do total de 59 mil vagas abertas no concurso para docentes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio em todo o Estado.

De acordo com o governador Geraldo Alckmin, não há falta de professores no estado, mas nem todos os profissionais que estão trabalhando no momento são concursados. “Nenhum estado tem [somente concursados], até porque tem um processo muito dinâmico. Nos anos iniciais, por exemplo, temos tido menos alunos, é a mudança demográfica. O Brasil, que era um país jovem, hoje é um país maduro”, disse Alckmin.

O governador falouy ainda sobre reivindicação de reajuste salarial da categoria e disse que vai haver reajuste “o mais rápido possível, estamos monitorando a arrecadação”.

Ele disse que a questão orçamentária está sendo permanentemente avaliada e lamentou que, em setembro, o estado tenha sofrido perda de mais de R$ 1 bilhão, comparativamente à previsão da lei orçamentária.