Nacional

Horário de verão começa hoje; veja quanto ele economiza na região

Horário de verão começa hoje; veja quanto ele economiza na região

A 43º edição do horário de verão começa à meia-noite deste sábado e todos os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem adiantar os relógios em uma hora

A CPFL Energia, empresa responsável pelo fornecimento de oito distribuidoras nos Estados de São Paulo – incluindo Marília -além de Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná., espera reduação de consumo de 0,53%.

Em volume, a economia prevista é de 99.832 MWh, suficiente para atender a demanda de uma cidade do porte de Campinas (SP) por 10 dias ou Caxias do Sul (RS) por 29 dias. Vela relação de impacto comparado ao consumo de diversas cidades no quadro abaixo.

O horário de verão terá duração de 126 dias, com o término à zero hora do dia 19 de fevereiro de 2017. O principal objetivo da medida é melhorar o aproveitamento da luz natural. Com os dias mais longos, é possível reduzir o consumo de energia elétrica e diminuir a demanda no horário de pico do consumo, das 18h às 21h.

A previsão é de que haja uma redução de 3,7% na demanda de energia durante o horário de pico. Os 99.832 MWh poderiam abastecer, por exemplo, Ribeirão Preto por 19 dias. Veja abaixo outros exemplos deste comparativo:

Saiba mais sobre o horário de verão

– Área atingida

A medida atinge 11 unidades da Federação: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo

O horário de verão só é aplicado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, porque nesses estados o consumo é maior e é onde os melhores resultados são alcançados.

​Segundo o Ministério de Minas e Energia, a aplicação no Norte e no Nordeste teria poucos benefícios em termos de economia de energia, por causa da proximidade da Linha do Equador, o que faz com que a duração dos dias nessas regiões não tenha mudanças significativas ao longo do ano.

– Como é definido o período

A mudança no horário acontece sempre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro, exceto quando coincide com o feriado de carnaval. No Brasil, o horário de verão tem sido aplicado desde 1931, com alguns intervalos.

– Influência em compromissos

Quem tem viagem marcada para este fim de semana deve ficar atento aos horários de embarque. Os horários dos bilhetes de passagem são impressos em hora local, e, para evitar transtornos, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) orienta aos passageiros que entrem em contato com as empresas aéreas em caso de dúvidas.

– Potencialize a economia

Além da redução do consumo de energia com o melhor aproveitamento da luz do dia, os brasileiros podem aproveitar para diminuir o gasto tomando alguns cuidados no dia a dia. Algumas dicas são conhecidas como apagar a luz ao sair de um ambiente; usar lâmpadas fluorescentes compactas ou de LED; preferir a luz natural durante o dia e desligar o chuveiro enquanto se ensaboa.

Uma cartilha da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) traz outras orientações sobre o uso racional da energia. Por exemplo, a pintura de paredes internas e teto com cores claras, que refletem melhor a luz natural. A geladeira deve ser aberta o mínimo possível de vezes, retirando todos os itens de uma só vez.

Para lavar roupas, deve-se acumular o máximo de peças possível para lavar de uma só vez na máquina e usar pouco sabão, para não ter que enxaguar a roupa várias vezes. O mesmo vale para o ferro de passar, que deve ser ligado para passar mais roupas da mesma vez, pois o aparelho consome muita energia sempre que é acionado.

– Quando vale a economia 

 

Cidade Dias
Americana 31
Araçatuba 81
Araraquara ‘ 83
Bauru 38
Bento Gonçalves 88
Botucatu 62
Caxias do Sul 29
Cubatão 27
Franca 51
Guarujá 347
Hortolândia 68
Itapetininga 93
Itatiba 98
Itu 61
Jacarezinho 403
Jaguariúna 91
Jundiaí 19
Mococa 217
Ourinhos 193
Passo Fundo 70
Piraju 759
Praia Grande 79
Salto 58
Santa Cruz do Rio Pardo 288
Santos 22
São José do Rio Pardo 209
São José do Rio Preto 29
São Miguel Arcanjo 938
Sorocaba 18
Vinhedo 87
Votorantim 64​