Marília

Escola de Marília recebe prêmio estadual por destaque no Ideb

Diretora Cilmara Carreiro Piza com governador Alckmin e o secretário Natalini na entrega do certificado – reprodução
Diretora Cilmara Carreiro Piza com governador Alckmin e o secretário Natalini na entrega do certificado – reprodução

A escola Carlota Negreiros Rocha, no bairro Fragata em Marília, recebeu em São Paulo um certificado do governo do Estado pelo desempenho diferenciado no Ideb, o Índice Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica.

A escola recebeu avaliação 8,3 – a terceira maior do Estado – e a diretora Cilmara Carreiro Piza recebeu do governador Geraldo Alckmin uma placa em homenagem ao desempenho.

O prêmio foi apresentado nesta sexta-feira a pais de alunos em uma reunião com dirigentes e educador4es da escola, que atende aproximadamente 400 crianças de ensino fundamental com dois turnos de aulas.

O resultado e o certificado premiam um trabalho baseado em integração com a comunidade escolar e o acompanhamento dos pais. O bom desempenho da escola já havia sido apresentado na avaliação estadual, quando a Carlota teve nota 8,15.

A edscola trabalha com um currículo norteador do trabalho, definido pela Secretaria estadal, especimente com dois projetos, o Ler e Escrever, para desenvolver língua portuguesa, e o EMAI, para ensino de matemática. E a partir dele usa livros e material paralelo do governo federal.

Depois de apresentar o prêmio aos pais, a escola programa uma solenidade para homenagear professores e ex-alunos da turma responsável pelo resultado. A prova que rendeu a nota foi aplicada ano passado para alunos do 5º ano.

O desafio é manter o bom desempenho pelos próximos anos. E para isso a unidade atua com uma estratégia diária de trabalho, envolvimento dos pais, formação continuada de profissionais com reuniões semanais.

A escola destaca a importância do trabalho da equipe da escola – cerca de 20 professores – e o suporte do vice-diretor, Antonio Alexandre de Banstarck, e da coordenadora Pedagógica, Daisy Elaine P. Lunardelli, que acompanhou a diretora na entrega do prêmio em São Paulo.

A Carlota apresenta condições normais da rede pública, como as dificuldades em recursos, alguma necessidade de obras e alunos de diferentes bairros, em muitos dos casos levados de bairro0s distantes por pais que trabalham próximo da escola, na região do Fragata.

O desempenho da escola une a dedicação dos alunos, a integração dos profissionais e a participação dos pais no processo. As reuniões pedagógicas são mensais.

Além do certificado, a escola ganhou visibilidade. O governo do Estado produziu vídeo, fotos e reportagem para apresentar o trabalho da Carlota. Veja abaixo o vídeo divulgado pela Secretaria Estadual de Educação. 
[movie_id#331]