Sustentável

Queimada na região destrói área equivalente a 573 campos de futebol

Queimada na região destrói área equivalente a 573 campos de futebol

Uma queimada de grandes proporções, que atingiu 409 hectares, uma área equivalente a 573 campos de futebol, atingiu árvores nativas, área de preservação permanente em terreno de cultivo de cana de açúcar. O caso foi flagrado na divisa entre as cidades de Santa Cruz do Rio Pardo e Óleo e provocou uma multa de R$ 705 mil aos responsáveis.

A queimada foi constatada pelo sistema de monitoramento por satélite. Patrulha da Polícia Ambiental identificou várias degradações ambientais mediante uso de fogo, usado sem autorização.

Além da multa, o infrator responderá por crime ambiental previsto no artigo 38 da Lei Federal 9605/98, cuja penalidade é de detenção, de um a três anos, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

O mais grave é que por crime parece compensar. É a segunda autuação de grandes proporções na região além de um pacote de casos menores espalhados pelas diferentes áreas de cobertura da polícia.

Além do caso de Santa Cruz, os policiais flagraram também uma queimada em Iacri, na região de Tupã, com área de 8,9 hectares atingida, uma área equivalente a 12 campos de futebol.