Sustentável

Expressões caninas que todo tutor deve conhecer

Expressões caninas que todo tutor deve conhecer

Os cães fazem cada coisa! Estão sempre nos surpreendendo e nos encantando. E para que a interação entre nós e eles esteja cada vez mais em harmonia, elaborei esse artigo citando algumas formas de expressão que precisamos conhecer.

Uma delas é o hábito de uivar, que assim como o latido, é uma forma de expressão dos cachorros. Por ser em um timbre mais alto do que o latido, o uivo funciona para que o cachorro se comunique com outros sem que haja o contato visual, de forma que, o som seja ouvido à distância.

Apesar de parecer um choro, ele não está ligado à dor e sofrimento (uffa! rs). O cão pode uivar por vários outros motivos e vou citar aqui os mais populares: para expressar alguma frustração ou para aliviar irritação e solidão; ele também uiva quando existe alguma cadela no cio por perto, e nesta situação ele não costuma fazer isso sozinho. Quando muitos cães estão uivando juntos, em uma mesma região, é sinal de que há alguma cadela no cio nas redondezas.

E por citar em choro, é bom expor que o choro de um cão pode ser considerado, assim como o latido e o uivo, uma forma de comunicação. Em alguns casos, os cães choram por manha (é isso mesmo viu?!), para chamar a atenção do tutor, para ganhar atenção e carinho. Porém, o choro também pode significar dor, incômodo, ansiedade, tédio, entre outros sentimentos variados.

Diferente de nós humanos, o choro dos cães é seco, sem lágrimas escorrendo e possui uma sonoridade diferente para cada tipo de sentimento. Por se tratar de uma maneira peculiar de se  expressar, os cães tendem a chorar com mais frequência do que nós, porém se você  perceber que o seu cão está chorando de forma diferente ou com uma frequência maior, o ideal é procurar um médico veterinário para que ele possa avaliar e identificar se esse comportamento é natural ou se existe algum problema.

Uivos e choros a parte… Vamos encerrar citando como os cães demonstram afetos a nós, humanos. Sabem aquela festa que eles fazem quando o reencontramos, pulando e abanando o rabo de alegria e nos lambendo? Então, essa é uma das maneiras mais comuns de demonstrarem carinho por nós! Por instinto, os animais vão sempre proteger a barriga em situação de ameaça, pois esta é a parte mais frágil e vital que eles possuem.

Dessa forma, encare como uma demonstração de confiança quando um cão permitir que você agrade-o na barriga. Isso demonstra que ele confia e sabe que você não fará nenhum mal a ele.

São tantas emoções!