Internacional

Tumba onde Jesus foi sepultado é aberta após séculos

Projeto de restauração é destaque em todo mundo – Dusan Vranic / AP
Projeto de restauração é destaque em todo mundo – Dusan Vranic / AP

A câmara interna da Igreja do Santo Sepulcro, onde o corpo de Jesus Cristo foi colocado segundo tradições cristãs, foi aberta pela primeira vez em séculos para um projeto de restauração.

O trabalho retirou a placa de mármore que veda o acesso ao local, considerado o monumento mais sagrado do Cristianismo. A câmara havia sido selada em 1555 e foi aberta em um trabalho para buscar a superfície original de pedra onde o corpo de Jesus teria sido deixado.

Segundo um dos arqueólogos da equipe, testes com radares indicam que as paredes da caverna onde teria sido feito o sepultamento estão de pé, com uma altura de dois metros e ligadas a um chão de pedra, atrás dos painéis de mármore da câmara no centro da igreja.

De acordo com a crença cristã, o corpo de Jesus Cristo foi colocado numa “cama funerária”, algo como uma prateleira escavada na parede lateral de uma caverna calcária, após a sua crucificação pelos romanos, por volta do ano 30 ou 33 d.C.

As análises indicam ainda que a caverna pode ter recebido diferentes camadas de cobertura – uma outra placa de mármore, com uma pequena cruz, já teria sido localizada, mas a equipe acredita que será possível chegar à superfície original.

O trabalho faz parte de um projeto de recuperação do templo construído sobre o local do sepultamento, que já sofreu diferentes ataques e processos de recuperação.