Sustentável

Pesquisadores acham fóssil de barata anterior a dinossauros

Pesquisadores acham fóssil de barata anterior a dinossauros

Pesquisadores de Santa Catarina localizaram fóssil que indica a existência de baratas no local há 320 milhões, antes dos dinossauros, e com características muito parecidas com as atuais.

A pesquisa envolve especialistas de três universidades, entre elas uma da Rússia, descobriram os detalhes anatômicos das asas, do corpo e das patas dessas baratas e concluíram que elas mediam de cinco a sete centímetros, em média, e tinham outras características parecidas com as de insetos atuais.

“Foi uma surpresa encontrar insetos em meio a sedimentos, misturados com restos de tubarões, conodontes, pedaços de peixe, esponjas marinhas e assim por diante”, comentou o pesquisador João Ricetti.

A presença de fósseis na região Norte de Santa Catarina era conhecida. A surpresa foi encontrar marcado em uma rocha o fóssil do inseto em meio a outros animais. A área pesquisa provavelmente abrigou um mar continental, cercado por florestas e mata de onde sairam insetos e animais que após a morte na água ou margens ficaram sob a lama, hoje transformada em rocha.