O resultado (segundo turno) que fechou as eleições no Brasil neste ano, nos mostra que o PT irá governa mais ou menos 20 milhões de habitantes nos próximos quatro anos. O PMBD, 28 milhões. Já o PSDB, mais de 40 milhões. Ou seja, o Partido que era majoritário em termos de governo, sai como o grande derrotado nessas eleições, o Partido dos Trabalhadores foi descontruído pelos seus líderes e terá que realizar uma grande mudança nas suas bases ideológicas, nos seus quadros e inclusive nos seus partidários nesses primeiros meses. Aceitar a derrota, inclusive em seu núcleo político que foi o ABC paulista e encontrar um novo caminho com menos ideologia e mais ação.

O PBMD continua sendo o maior partido brasileiro e está no comando do Brasil  com o Temer, (tenha ele chegado ao poder democraticamente ou não). O certo, é que agora o PBMD está no poder e tem à sua sombra o PSDB como Alckmin que conseguiu eleger prefeitos em torno de São Paulo formando uma espécie de cinturão azul. É para ficarmos alarmados. O Partido que acaba com a educação, segurança e saúde no maior Estado da União irá governar uma em quatro cidades do país.  Um absurdo que até isso o partido do Lula conseguiu fazer, deu poder ao PSDB e já lança a candidatura do Alckmin a 2018 enterrando a do Aécio. 

O pior de tudo é que 22% dos eleitores deixaram de votar nessas eleições, um recado aos políticos e um claro descaso com as eleições. A tendência é que piore mais e mais. Não vejo uma luz no fim do túnel para as próximas eleições. A não ser que surja um nome novo, o que será muito difícil. Esse pais tem uma profissão chamada político e isso representa um desserviço para o Brasil. A sorte é que o povo está acordando e deixando do votar. O que forçará os políticos a realizarem a tão esperada reforma política. O primeiro passo será acabar com esse número enorme de Partidos, incluir o voto distrital, acabar com os suplentes, diminuir os o número de assessores e por aí vai…

O pais está mudando, os eleitores estão mudando, as escolas continuam ocupadas, a maioria que pedia mudanças percebeu que elas não vieram com o PMDB, os esquerdistas procuram um novo Partido como o PSOL por exemplo e enquanto isso, o PSDB vai crescendo. Ou seja, se está ruim, a tendência é piorar.