Pelo menos quatro dos oito reservatórios de água mantidos pelo Daem para abastecimento de bairros da cidade entraram em estado de alerta por baixo nível de capacidade na tarde desta sexta-feira.
A captação de água no rio do Peixe está parada desde o início da tarde. Segundo o Daem, o motivo é um trabalho de manutenção da rede elétrica feito pela CPFL que afetou bombeamento de água do rio para a Estação de Tratamento.
A previsão é que o sistema, responsável por até 60% do abastecimento de água na cidade, fique paraliso até às 17h. Com isso, a estação deve perder muito volume de água e levar prazo de regularização que vai afetar o abastecimento no final de semana.
O histórico de situações como esta no Daem mostram que o abastecimento pode ficar comprometido nos pontos extremos e partes mais altas da cidade a partir da noite desta sexta-feira.
Os reservatórios do Fragata e Nova Marília, responsáveis por abastecer a zona sul, e da Cascata e República, que atendem zonas leste e norte, respectivamente, indicavam menor nível de reserva às 16h
Esses dados podem mudar durante o dia com remanejamento e bombeamento de água na rede, o que deve acontecer de acordo com a necessidade e consumo. O Daem pede que moradores economizem água até normalização dos serviços.