Internacional

Trump é eleito nos EUA;veja reações e polêmicas

Trump é eleito nos EUA;veja reações e polêmicas

O candidato do Partido Republicano, Donald Trump, venceu as eleições presidenciais nos Estados Unidos, de acordo com os resultados provisórios divulgados hoje (9). A candidata democrata Hillary Clinton já ligou para Trump e deu os parabéns pela vitória. A informação foi confirmada por ele, em seu primeiro pronunciamento como presidente eleito.

Nascido em 14 de junho de 1946 no bairro nova-iorquino do Queens, Trump é o quarto dos cinco filhos de Fred Trump, um construtor de origem alemã, e Mary MacLeod, uma dona de casa de procedência escocesa. Casou-se em 2005 com Melania Trump. Antes disso, ele foi casado e se divorciou de Maria Trump e Ivana Trump.

Com Melania, tem um filho chamado Barron. Com Maria, a filha Tiffany, com quem se reconciliou recentemente, depois de um relacionamento conturbado. Com Ivana, ele tem três filhos, Eric, Ivanka e Donald, que ocupam funções de comando em suas empresas.

Bilionário

Fred Trump morreu aos 93 anos, em 1999, deixando para Donald uma fortuna de US$ 250 milhões. Porém, os biógrafos consideram que Donald Trump já era milionário 20 anos antes, quando iniciou a compra de vários edifícios em Nova York. Essa foi uma fase ascendente da vida do empresário porque ele comprou, em 1983, um antigo prédio que depois se transformou no Trump Tower, e também o Trump Plaza, e vários cassinos em Atlantic City, no estado de Nova Jersey.

REAÇÃO RUIM 

O resultado derrubou o mercado asiático. Importantes bolsas registraram queda. A bolsa de valores de Tóquio perdeu mais de 5%. O segundo indicador, o Topix perdeu 62,33 pontos, a 4,57%, e se situou em 1.301,16 pontos.

O Ministério japonês de Finanças, o Banco do Japão (BoJ) e a Agência de Serviços Financieros (FSA) vão se reunir nesta quarta para estudar uma resposta para recuperar a estabilidade do mercado.

Outras mercados asiáticos também estavam em queda antes mesmo do resultado nos EUA. Hong Kong perdia 2,3%; Xangai, 0,7%; Sidney, 2,4%; Seul, 2,8%; Cingapura, 1,4%; e Mumbai, 6%.

O câmbio do peso mexicano oscilou na medida em que saíam novos resultados da acirrada disputa eleitoral nos EUA. A moeda mexicana chegou a ter o valor mais baixo já registrado frente ao dólar, na maior perda desde 2008.

POLÊMICAS

Trump foi o primeiro candidato em déadas a se recusar a divulgar o seu imposto de renda. Durante a campanha, defendeu propostas como a deportação de imigrantes ilegais, a suspensão da imigração de alguns países e a construção de um muro de fronteira a ser pago pelo México.

Trump recebeu diferentes acusações de assédio e agressões de caráter sexual. Algumas relatam que o republicano as beijou à força, outras dizem que ele colocou as mãos por baixo de suas saias, para tocá-las.