Marília

ONG de Marília vai a Congresso de Palhaços de Hospital

terapuetas do Sorriso: projeto de Marília ganha reconhecimento nacional – Divulgação
terapuetas do Sorriso: projeto de Marília ganha reconhecimento nacional – Divulgação

A ONG mariliense Terapeutas do Sorriso participa entre os dias 11 a 15 de novembro do 4º Congresso Nacional de Palhaços de Hospital, promovido pelos pioneiros da atividade no país , os Doutores da Alegria, em São Paulo.

Em 2014 a ONG já havia participado do 3º Congresso Nacional de Palhaços. A novidade para este ano será o espetáculo “Midnight Clowns”, dos Doutores da Alegria, que terá a participação do grupo de Marília com uma produção dirigida por Juliano Pires da Content Teatro.

“É uma honra pra nós dos Terapeutas, sermos convidados para dividir o palco com artistas de renome internacional e que são os mentores do nosso trabalho”, destaca Sarah Aukar, diretora executiva da entidade

O encontro busca troca de experiências entre os grupos do país e discussões sobre o trabalho com foco na qualidade do que é levado para a criança ou adulto hospitalizado. Sarah AUkar, o diretor-presidente, Raphael Ferrite,  e o ator Allan Brito, serão os representantes do grupo no congresso.

“Esperamos aprimorar ainda mais as técnicas da linguagem do palhaço e continuar oferecendo um trabalho artístico e humanizador de qualidade a comunidade mariliense”, afirmou Ferrite.

Os Terapeutas atuam há 14 anos na cidade. Fazem duas visitas semanais a crianças em diferentes alas de atendimento do Hospital Materno Infantil, com média de 500 crianças visitadas por mês e coordenam estudantes de medicina em projetos de humanização hospitalar.

SOBRE A ONG

A Associação Terapeutas do Sorriso é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que utiliza a linguagem do palhaço em intervenções hospitalares, levando alegria a pacientes hospitalizados e equipes de saúde, com visitas regulares em instituições de saúde da cidade de Marília-SP.

Usando a menor máscara do mundo, um nariz vermelho, jaleco branco e vários cacarecos no bolso, os palhaços se passam por médicos besteirologistas e acrescentam ao tratamento dos pacientes grandes doses de alegria, de forma a tornar a rotina hospitalar mais leve e humanizar o ambiente, reduzindo o impacto da internação.

Todos os integrantes do Terapeutas do Sorriso são voluntários em formação artística contínua na linguagem do palhaço, capacitados para atuar em ambiente hospitalar.