Saúde

Cidade recebe Congresso Internacional de Medicina e Enfermagem

Cidade recebe Congresso Internacional de Medicina e Enfermagem

Teve início na noite de quarta-feira o III Congresso Internacional de Educação em Saúde realizado durante a programação da Semana de Estudos dos cursos de Medicina e Enfermagem da Universidade de Marília (Unimar). O Anfiteatro da Reitoria ficou tomado com grande presença dos estudantes que acompanharam duas palestras e uma brilhante apresentação do Coral Celv Canta.

A abertura teve três palestras, com mais três na quinta-feira e nesta sexta-feira haverá apresentação de trabalhos científicos. O médico especialista em ginecologia e obstetrícia, Dr. Francisco Paulo Dias falou da idade reprodutiva atual, seguido pela enfermeira Fabiana Cezaretto Vacari que ministrou o papel da enfermagem na terapia intensiva. Fechando a noite, o cardiologista, Dr. Maurício de Nassau Machado ministrou terapia intensiva das doenças cardiovasculares.

De acordo com o coordenador do curso de Medicina da Unimar, Dr. Heron Gonzaga o Congresso traz aos alunos o que há de mais relevante e atual. “É uma oportunidade única ter acesso a esses profissionais. Nesta quinta-feira, por exemplo, receberemos o psicólogo Márcio Gagliato que já atuou em mais de 40 países e é membro da Cruz Vermelha”, explica.

Gagliato abrirá a noite falando sobre as emergências humanitárias internacionais e toda a sua experiência nas missões das quais esteve envolvido. Mais tarde será a vez da docente da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Dra. Eliana Mara Braga falar sobre a humanização na saúde e enfermagem.

A profissional com doutorado pela Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp), Dra. Érika Malheiros Bastos fechará o Congresso falando sobre o campo de atuação do cirurgião plástico.