Começou nesta sexta (18) no Univem o II Simpósio Constitucionalismo, Democracia e Estado de Direito, organizado pelo grupo de pesquisa INPP (Intervenção do Estado na vida da Pessoa), que integra o programa de Mestrado em Direito do |Univem. O simpósio conta com parceria da UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná), de Jacarezinho, instituição que mantém convênio de cooperação com o Univem em atividades acadêmicas.
As atividades do simpósio tiveram início com apresentação em grupos de trabalho dos artigos produzidos pelos inscritos. Participam alunos de mestrado e graduação em Direito de instituições de várias regiões do país. Segundo o docente do Univem, Ricardo Pinha Alonso, que integra a comissão organizadora, o objetivo do evento é divulgar a pesquisa que vem sendo realizada na área do Direito Público no estado de São Paulo, Paraná e demais regiões do país.
Hoje às 20h acontece a conferência “O futuro da Saúde e a Proposta de Emenda a Constituição nº 55”, com o professor Silvio Felipe Guidi. Em seguida haverá sessão de lançamento e exposição de livros.
O simpósio prossegue amanhã (19) a partir das 8h30 com mesa redonda, exposição e debates com professores convidados com o tema “A Nova Compreensão dos Direitos Fundamentais”. Ás 10h haverá a conferência “Juristocracia no Brasil: ativismo ou autoconcentração do STF ?” com a professora Flávia Danielle Santiago Lima. O encerramento do evento é previsto para às 11h30.