Marília

Chácara Circo entrega troféu a Victor e Cecília Paiva por ação social

Chácara Circo entrega troféu a Victor e Cecília Paiva por ação social

Um casal com longa história de trabalho voluntário e atendimento social, um grupo de amigos com anos de projetos comunitários e um troféu que lembra uma dedicada educadora e ativista de atendimento social. A união dessas histórias virou uma celebração ao trabalho solidário com a entrega do Troféu Marina Betti Cézar para Victor e Maria Cecília noite desta sexta-feira em Marília.

A homenagem, oferecida pela Chácara o Circo, é uma premiação anual que chega à sua segunda edição e reconhece trabalho voluntário que muda vidas na cidade.

Leva o nome de Marina Betti Cézar, educadora, esportista, dirigente em projetos sociais e responsável pelo envolvimento da Chácara, que existe há 46 anos, em programas comunitários.

Esposa de Waldir Cézar, proprietário da chácara que permitiu a criação do grupo O Circo, esteve por trás e ao lado dele desde a organização da Feira da Fraternidade, nos anos 70, marco dos eventos de ação social em Marília, e em todos os projetos que a chácara criou ou encampou nos anos seguintes, até seu falecimento em 2013.

Victor Paiva e a esposa, Maria Cecília, têm atuação de destaque na área.

Desde a década de 70 os dois integram a direção e o trabalho voluntário da Apae (Associação de Pais e Amigos de Excepcionais), a ACC (Associação de Combate ao Câncer) e mais recentemente um programa de atendimento a crianças.

“Desde 1978, quando recebi o convite do Wilson Teixeira para integra a diretoria da Apae, encontrei e conheci grandes amigos. O trabalho que fiz foi o mesmo deles e não existiria sem estes amigos”, disse Victor Paiva no discurso de agradecimento.

Lembrou que como presidente da Apae, quando decidiu atrair participação comunitária, encontrou na chácara o Circo um grande parceiro do trabalho, especialmente na consolidação da Feira da Bondade, um dos maiores projetos de interação da entidade com o público em geral.

“Procurei o Waldir, disse a ele que precisava de apoio, talvez uma barraca e ele respondeu: barraca nada, vamos é fazer um grande almoço de arrecadação. Temos que agradecer a muitas entidades, empresas, pessoas, clubes de serviços. Mas tudo começou com o Circo.”

Maria Cecília, que em sua atuação na ACC trabalhou por anos em conjunto com Marina Betti Cézar, lembrou a dedicação da educadora e destacou o prazer e engrandecimento pessoal com os trabalhos.

“Tenho orgulho em dizer que 80% das minhas amizades foram formadas em programas de atendimento à comunidade. Marília é uma cidade privilegiada na área de atendimento.”

Promotor aposentado, integrante da chácara O Circo e dirigentes em serviços de atendimento público, Luiz Antonio Orlando fez a apresentação do casal com destaque ao histórico de dedicação mas com ressalva à dedicação que ainda mantêm após tantos anos.

Cristina, irmã de Maria Cecília, também voluntária em programas sociais, falou em nome da família e lembrou a vocação e o carinho com o casal sempre atuou nos projetos, não para fazer caridade, mas para reconhecer a importância de ajudar e atender famílias, especialmente crianças, que precisavam de apoio.

O Troféu Marina Betti Cézar, criado em 2015, premiou em sua primeira adição a médica e oncopediatra Doralice Marvule, a Dra Dora, dirigente do Gacch (Grupo de Apoio à Criança com Câncer e Hemopatias).