Nacional

Menos um - Geddel cai após escândalo e deixa governo Temer

Menos um - Geddel cai após escândalo e deixa governo Temer

Caiu mais um. O ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, pediu demissão do cargo nesta sexta-feira (25), por e-mail enviado ao ao presidente Michel Temer e abandona a articulação política do governo com o Congresso.

Geddel era pressionado por escândalo: foi acusado de forçar Ministério da Cultura a favorecer empreendimento com interesses pessoais na Bahia em área de análise do Patrimônio Histórico. A gravidade da denúncia é que ela partiu de dentro do governo, feita pelo ex-ministro da Culturta, Marcelo Calero, que deixou o cargo.

Calero disse à Polícia Federal que, durante uma audiência no Palácio do Planalto, Temer interveio em favor dos interesses do ministro da Secretaria de Governo. Ele gravou a conversa.

A intenção era liberar a obra do condomínio La Vue, na capital baiana, onde Geddel comprou um apartamento. Calero pediu demissão  na sexta-feira passada (18) e acusou Geddel de pressionar a liberação da obra em bairro nobre de Salvador, barrada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).