Marília

Coca-Cola anuncia investimentos e árvores contra mau cheiro em fábrica

Coca-Cola anuncia investimentos e árvores contra mau cheiro em fábrica

A Coca-Cola Femsa, responsável pela fábrica do grupo em Marília, vai iniciar nos próximos dias plantio de 250 árvores que vão servir como filtros pra conter problema de mau cheiro provocado pela estação de tratamento de esgoto da indústria.

O anúncio está em nota enviada ao Giro Marília em resposta a queixas de vizinhos que nos últimos dias voltaram a reclamar do problema, que não é permanente mas é recorrente e já provocou vistorias da Cetesb, a companhia de tecnologia ambiental no Estado, responsável por fiscalizar e autorizar operações que envolvam impacto e poluentes.

Segundo o grupo, o plantio das árvores cria um filtro e usa espécie indicada pela Cetesb para esse fim. As árvores serão plantadas na área da fabrica em frente à rodovia SP-294.

Veja abaixo a íntegra da nota da Coca-Cola

“A Coca‐Cola FEMSA Brasil informa que atende a todos os requisitos legais em seus processos para redução de impactos ambientais. A companhia tem realizado grandes adequações no sistema de tratamento de efluentes, visando o aprimoramento e a excelência na operação, além de receber frequentemente visitas de órgãos reguladores para inspeções

Referente à estação de tratamento de efluentes, ressaltamos algumas ações tomadas: os reatores anaeróbicos foram reconfigurados de forma a se obter um melhor rendimento e eficiência do processo amenizando o odor gerado. 

Dois tanques de emergência com capacidade de 250.000 litros, cada um, foram implantados este ano. A faixa de trabalho foi reajustada quanto aos valores de pH do sistema, propiciando um meio de trabalho alcalino, onde o odor é diminuído. 

Hoje, contamos com uma estação estável operando com eficiência de remoção de carga orgânica acima de 95% e tratando 100% do efluente, com DBO abaixo de 50mg/l, parâmetros acima do mercado. 

Nas próximas semanas, iniciaremos a arborização da área em frente à rodovia, com o plantio de mais de 250 metros lineares da planta. Este tipo de árvore, recomendada pela CETESB, funciona como uma barreira viva para contenção dos odores exalados. Além disso, estamos colocando barreiras nas coifas dos reatores de metanização que auxiliarão em caso de fugas de gases gerados pelo próprio tratamento biológico.

Vale destacar também que o sistema de tratamento é biológico, ou seja, requer um tempo de adaptação para que tenha uma eficiência adequada.

A Coca-Cola FEMSA Brasil se preocupa em ouvir a comunidade e busca a melhoria contínua em todos os seus processos. A empresa disponibiliza os canais de atendimento abaixo:

• Portaria da empresa, localizada na Rua João Vigianne, n° 10, Chácara dos Laranjais – Marília. Um funcionário ou vigilante irá registrar a comunicação.

• Serviço de Atendimento ao Consumidor ( SAC), por meio do telefone 0800 727-1100 de segunda a sexta-feira das 8h às 18h ou pelo e-mail [email protected]