Futebol

Zagueiro encontrado vivo; jogos adiados; veja cobertura

Local da queda do avião – reprodução
Local da queda do avião – reprodução

Horas depois dos primeiros resgates, as equipes de buscas e atendimento da Colômbia confirmaram informação de que o zagueiro Neto foi encontrado com vida e o goleiro Danilo, resgatado, faleceu no hospital.

Segundo o chefe da Polícia de Antioquia, que atende a emergência com a queda do avião que levava a delegação da Chapecoense para a Colômbia, José Acevedo, são 71 pessoas mortas e seis sobreviventes.

O goleiro Follmann, o lateral Alan Ruschel e o jornalista Rafael Henzel Valmorbida estão entre os sobreviventes confirmados, assim como a aeromoça Ximena Suárez e Erwin Tumiri, membro da tripulação.

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) lamentou o ocorrido, prestou solidariedade e suspendeu todas as atividades, incluindo a decisão da Copa Sul-Americana, que começaria a ser disputada nesta quarta-feira. 

A Chape enfrentaria o Atlético Nacional, da Colômbia, na primeira de duas partidas pelo título da competição, a primeira final internacional do time, que tem 43 anos. O Atlético presta homenagem e troca escudo no Twitter pelo do clube catarinense. O time indicou à COnfederação que a Chapecoense seja declarada campeã.

A CBF divulgou em seu site oficial que a segunda partida da final da Copa do Brasil, que seria disputada por Grêmio e Atlético-MG, no Rio Grande do Sul, está suspensa por tempo indefinido.

O local onde caiu o avião dificulta não só o trabalho de resgate dos sobreviventes, mas também a remoção dos corpos das vítimas. A aeronave entrou em um “buraco” de acesso complicado, mas as buscas já estão sendo retomadas para que os bombeiros possam entrar na fuselagem.

A delegação saiu de Guarulhos para Bolívia em voo comercial com 72 passageiros e nove tripulantes. Após escala técnica, deixou Santa Cruz de La Sierra em direção a Medellín.

Quando sobrevoava a região de Antióquia perdeu contato com o aeroporto, que confirmou o acidente. A causa do acidente teria sido uma pane elétrica. Ainda de acordo com a imprensa local, o piloto teria liberado combustível para evitar explosão após o pouso forçado.

A Chapecoense previa inicialmente viajar em um voo fretado, mas foi impedida pela Anac (Agência Nacional de Aviação). Em nota, a Agência informou que a equipe pretendia fazer a viagem com a companhia boliviana –mesma envolvida no acidente – mas viagem fretada direta internacional deve usar obrigatoriamente avião de um dos dois países.