O piloto Miguel Quiroga, que comandava o Avro RJ85 com a delegação da Chapecoense a caminho da Colômbia. Relatou falta de combustível e fez insistentes pedidos para pousar a aeronave nos momentos antes do acidente que provocou a morte de 71 pessoas na madrugada de terça-feira.
Um áudio com 11 minutos de duração foi divulgado nesta quarta-feira pela Blu Radio, da Colômbia, e mostra as últimas conversas entre o piloto e a torre de comando.
O primeiro pedido é feito aos dois minutos da gravação. A torre responde que já havia uma emergência declarada antes por um Airbus da Viva Colombia. Alguns minutos depois o piloto faz pedido desesperado: “Senhorita, Lamia 933 está em falha total, falha elétrica total, sem combustível.”
A torre responde – Pista livre e com chuva sobre a superfície, Lamia 933. Bombeiros acionados.
O piloto pede à torre as coordenadas para pousar, no que é atendido. Então, a controladora pergunta a altitude do avião. E ouve a última mensagem do voo:
“9 mil pés, senhorita. Direção, direção…..”
Segundo especialistas, a altitude segura para a região montanhosa de Cerro El Gordo é 10 mil pés (3.048 metros). O avião perdeu contato com a torre de comando quando sobrevoava as cidades de La Ceja e Aberrojal, à 0h33 de Brasília, e a queda ocorreu à 1h15 no Cerro El Gordo – segundo informações do aeroporto de Medellín.
Clique na imagem abaixo para acompanhar o áudio, gravado em espanhol