Educação

Univem premia projetos de Congresso Científico

Univem premia projetos apresentados em Congresso Científico
Univem premia projetos apresentados em Congresso Científico

O Centro Universitário Eurípides de Marília – Univem premiou os melhores trabalhos científicos publicados no 6º Congresso de Pesquisa Científica: Inovação, Sustentabilidade, Ética e Cidadania, que ocorreu no período de 24 a 27 de outubro de 2016 e reuniu a comunidade científica e instituições de ensino superior da região de Marília.

O Congresso de Pesquisa Científica (CPC), a cada ano, aumenta sua abrangência e atualmente conta com a participação de quatro Instituições de Ensino Superior (IES) da região de Marília.

Contribuíram com a organização do evento neste ano de 2016 o Centro Universitário Eurípides de Marília – Univem, a Faculdade João Paulo II – Fajopa, a Faculdade de Tecnologia de Garça – Fatec – de Garça e a Faculdade de Medicina de Marília – Famema.

O objetivo principal do evento é divulgar a pesquisa científica desenvolvida em cursos de graduação de Marília e toda região. Nesta edição foram publicados 629 trabalhos distribuídos em 16 área de conhecimento.

Estes números fazem deste congresso, o maior evento de iniciação científica do Centro-Oeste Paulista, afirma o Prof. Dr. Fábio Dacêncio Pereira, coordenador geral do CPC.

A premiação dos melhores

“Distribuído em mais de 60 sessões de apresentação, todos os estudantes puderam apresentar de forma oral os seus trabalhos. Em cada sessão estavam presentes um ou mais avaliadores que apoiados em métricas como: originalidade, relevância, resultados atingidos e apresentação, classificaram os melhores trabalhos de cada sessão”, destaca o Prof. Fábio, que é coordenador do Núcleo de Apoio à Pesquisa e Extensão do Univem (NAPEx).

O comitê científico do congresso, formado por representantes de todas as instituições envolvidas nesta edição do CPC, de posse dos pareceres emitidos pelos avaliadores decidiram quais foram os melhores trabalhos apresentados no evento. De 629 trabalhos, 19 trabalhos foram premiados como título de menção honrosa. Os trabalhos estão concentrados nas áreas de Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Direito, Ciências Contábeis, Administração, Engenharia de Produção, Medicina, Teologia, Filosofia, Mecatrônica e Gestão Empresarial.   

Colhendo os resultados

O aluno que durante a graduação participa de projetos de iniciação científica aumenta suas chances de ingressar nos melhores programas de mestrado do Brasil, sediados em universidades renomadas como é o caso da Usp, Unicamp, Unesp, Famema, Univem, Universidades Federais entre outras, destaca a Pró-reitora de Graduação, Prof.a Dr.a  Raquel Cristina Ferraroni Sanches.

O Congresso de Pesquisa Científica incentiva alunos a dar continuidade em estudos avançados em programas de pós-graduação. Nesta edição não foi diferente. Entre os premiados podemos citar dois alunos que já garantiram sua vaga em programas de mestrado, destaca a Pró-reitora do Univem.

Cláudio Roberto da Costa, aluno do 4º ano do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação do UNIVEM, acabou de ser aprovado no rigoroso processo seletivo para o programa de mestrado da Usp (Universidade de São Paulo), no ICMC – Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. Cláudio foi um dos premiados com o título de menção honrosa para seu projeto de pesquisa na área de segurança de informação.   

Seu orientador, Prof. Dr. Fábio Dacêncio Pereira, destaca a dedicação do aluno durante toda a graduação e ressalta que este mesmo projeto alcançou publicações em renomados eventos nacionais e internacionais, contribuindo muito para o ingresso do aluno em um dos melhores programas de mestrado do país.

Bruna Guesso Scarmanhã, hoje já mestranda em Direito do Univem, é bolsista Capes e iniciou sua graduação em Direito em 2011 e participa desde a primeira edição do congresso. Bruna conquistou durante a graduação prêmios e publicações com a orientação do Prof. Dr. Mário Furlaneto, como: bolsa Ibero-americana Santander, para estudar na Espanha, publicação na Revista em Tempo, qualificada com umas das melhores revistas científicas do país e participação no grupo de pesquisa  NEPI (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direito e Internet).

“Sou grata a minha instituição (Univem) pela motivação, grata a todos os professores, a todos os colaboradores, e ao programa de iniciação científica, que me proporcionaram tantas oportunidades e tamanho crescimento acadêmico, além de um raciocínio lógico e crítico”, agradece a aluna. 

A pesquisa científica também desenvolve no aluno competências e habilidades que geram profissionais com o perfil investigativo e crítico que no ambiente de trabalho promoverá as inovações e transformações que as organizações necessitam.

Neste sentido, destaca-se a aluna do curso de Administração do Univem, Camila de Souza Neto, que teve seu trabalho premiado com o projeto “Características Empreendedoras: uma Descoberta sobre o Perfil Mariliense” sua pesquisa trata sobre o perfil do empreendedor na cidade de Marília.

O reitor do Univem, Dr. Luiz Carlos Macedo Soares, ressalta que será elaborada uma edição especial da revista REGRAD para a publicação de todos os artigos premiados na solenidade promovida pelo Univem. Por fim, o Reitor parabeniza todos os premiados e convida os alunos de graduação de instituições de ensino superior da região a participar do 7º Congresso de Pesquisa Científica em 2017.  

Mais informações sobre o CPC podem ser obtidas no site www.univem.edu.br/cpc2016.