Marília

Seminário do Rotary reúne 250 em Marília e discute atuação regional

Seminário do Rotary reúne 250 em Marília e discute atuação regional

Aproximadamente 250 rotarianos de diferentes cidades das regiões de Marília, Bauru e Presidente Prudente participaram neste domingo de um multisseminário de treinamento que discutiu atuação dos clubes, integração com jovens e relação com a comunidade em encontro na Unimar.

O multisseminário promoveu ainda premiação dos destaques em uma gincana que atribuiu pontos por envolvimento com a Fundação Rotária, braço da organização para investimentos em áreas de enfoque internacional, como saúde, educação, desenvolvimento comunitário e saneamento básico.

O encontro mostrou diferentes gerações envolvidas com o trabalho e planejamento das atividades do Rotary, que mantém oito clubes de serviços em Marília e atuação com 68 clubes nas cidades da região.

O evento é uma iniciativa do Distrito 4510, instância que coordena a atuação de todos os clubes e faz o elo entre rotarianos da região, escritório do Rotary no Brasil e as instituições internacionais do Rotary.

O médico Wilson Hironobu Yamashiro, de Marília, atual governador do Distrito, destacou a importância do encontro para um trabalho que reflete na vida de pessoas em todas as cidades onde o Rotary atua na região.

“O seminário promove atualização, debate, troca de ideias, motivação. Neste caso, ainda envolveu participação de jovens, adolescentes, que atuam junto ao Rotary através de Interacat e Rotaract clubes, que são estruturas criadas para reunir este público. Eles promovem uma oxigenação no trabalho e aprendem muito sobre Rotary e nosso trabalho. E toda coletividade onde o Rotary atua ganha também com dedicação, projetos, investimentos e propostas.”

O engenheiro e executivo Alexandre Santiago, presidente do Rotary Club de Marília, mais tradicional da cidade, lembrou atuação da organização em campanhas mundiais mais tradicionais, como a Pólio Plus, mas também diferentes projetos que em cada cidade ajudam entidades assistenciais, desenvolvimento de comunidade e formação de líderes.

A premiação da “Gincana do Servir” entregou medalhas e troféus para marcar a primeira etapa do trabalho. A segunda será encerrada em maio do próximo ano durante uma conferência regional com previsão de até mil participantes, em que serão entregues prêmios aos destaques em suporte à Fundação que vai completar cem anos de atividade.