Uma imagem com mostra um momento de descontração e conversa ao pé de ouvido entre o juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato, e o senador Aécio neves (PSDB) é uma das fotos mais compartilhadas do dia em redes sociais.
A imagem, captada por Diego Padgurschi, da Folhapress, foi feita durante a premiação “Brasileiros do Ano”, da revista “Istoé”, em São Paulo. Aécio Neves é citado nas delações da Odebrecht e da OAS, no âmbito da Operação Lava Jato, capitaneada pelo juiz, entre outras acusações.
O senador tucano também é investigado por sua atuação na CPI dos Correios e por supostamente ter recebido propina da estatal Furnas.
A imagem acontece em momento de turbulência política e de constantes debates, inclusive em audiências, nos quais o juiz é acusado de parcialidade na condução dos processos.
Além da foto, o evento também causou polêmica ao eleger o presidente Michel Temer como o “Brasileiro do Ano” e Moro como “Brasileiro do Ano na Justiça”.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), levou o prêmio na categoria Gestão e o prefeito eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), foi a Revelação na Política.
No palco, aparecem (em sentido horário) o empresário Abílio Diniz, o jornalista da IstoÉ Carlos José Marques, o juiz federal Sérgio Moro, o senador Aécio Neves (PSDB-MG), o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) e o presidente Michel Temer (PMDB).