A adutora que transporta água para reservatórios que atendem o centro, bairros da zona oeste e norte da cidade, rompeu mais uma vez agravando ciclo de danos acumulados desde outubro.
O problema se repete na região de sempre na rua Lima e Costa, próximo ao viaduto sobre a via expressa do Pombo. A adutora rompe, leva pedaço de asfalto e desperdiça um enorme volume de água.
Para o reparo o sistema precisa ser desligado e os reservatórios ficam horas sem receber água. Com o consumo sempre no limite, cada ruptura é um risco de dias com problemas de abastecimento.
Uma equipe do Daem iniciou o reparo ainda pela manhã, mas até 9h30 os operários ainda aguardavam o escoamento de toda a água acumulada na adutora. Com a água jorrando é impossível fazer o trabalho.
Isso significa pelo menos meia hora em pé olhando água correr para as bocas de lobo da rua. A equipe chegou ao local, abriu o asfalto para identificar os pontos de rompimento e aguardava possibilidade de trabalho.
A previsão dos operários é que os reparos estejam prontos até o início da tarde, quando o sistema será então reativado para retomar o fornecimento para os reservatórios.
Tubulação antiga, estrutura de registros e controles desatualizada e em desacordo com as necessidades são algumas das causas indicadas para a repetição dos problemas naquele ponto.
O Daem distribuiu nota em que comunica o rompimento e pede que a população economize água.