Marília

Fundo do poço - Agora, médicos anunciam greve em Marília

Fundo do poço - Agora, médicos anunciam greve em Marília

O ano de descontrole nas contas públicas chega ao final cada vez mais melancólico. O Sindicato dos Médicos no Estado de São Paulo divulgou nota em que anuncia paralisação da categoria na rede municipal de Marília a partir de segunda-feira, dia 26, em espera pelo pagamento de salários atrasados.

A greve dos médicos vai engrossar crise agravada pela paralisação dos trabalhadores terceirizados da saúde, que desde terça-feira suspenderam diversas atividades nas unidades básicas de saúde. A proposta da prefeitura é o pagamento parcelado dos salários de dezembro.

Mas no caso dos médicos a crise é mais grave. Falta de pagamento dos salários desde outubro, tanto dos médicos de família, quanto dos médicos autônomos que atuam no Pronto Atendimento Zona Sul (PA Sul), esses que continuarão em atividade para garantir que os atendimentos de urgência e emergência da população sejam mantidos.

De acordo com Eder Gatti, presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), o recorrente atraso dos pagamentos torna ainda mais evidente o subfinanciamento da saúde do município e o descaso da prefeitura. “Independentemente dos intermediários, o bom funcionamento da rede de saúde é responsabilidade da prefeitura”, explica.

O Simesp está dando encaminhamento à notificação sobre a greve para a prefeitura de Marília e para a Gota de Leite. Além disso, também encaminhará comunicado ao Ministério Público e ao Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp).