Marília

Calor e seca - Abastecimento de água para na zona sul; Daem culpa furto de fios

Calor e seca - Abastecimento de água para na zona sul; Daem culpa furto de fios

O dia de calor pode ficar mais grave na zona sul de Marília nesta quinta-feira: o abastecimento de água está ameaçado por problemas no sistema Cavalete, que distribui água para aquela região. Segundo o Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília), fiação elétrica do sistema fo furtada nesta noite, o que paralisou o fornecimento.

Em nota, o Daem divulgou que o furto aconteceu “durante troca de turno” de vigias e que equipes estão trabalhando desde a manhã para reestabelecer o sistema. A nota oficial diz que até à tarde o abastecimento deve ser retomado. Até lá os moradores da zona sul devem economizar água.

O Cavalete é responsável pelo abastecimento de grande parte da zona sul e envolve fornecimento de água por quatro poços, que geram em torno de 300 mil litros de água por hora. Mas além da captação por bombas o sistema depende de bombeamento e distribuição aos reservatórios.

Segundo a última medição divulgada pelo Daem, o reservatóirio do Nova Marília já operava em situação de alera, com 42% da capacidade de reserva. O tempo sem fornecimento pode agravar este quadro, mas o sistema ainda permite remanejamento de outras regiões. Veja abaixo a íntegra da nota oficial da Prefeitura:

A Prefeitura Municipal, por meio do Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília), informa que o furto da fiação fiação elétrica no Sistema Cavalete pode prejudicar o abastecimento de água em parte da Zona Sul. O furto aconteceu durante a troca de turno dos vigias na noite de ontem( quarta-feira). Técnicos estão trabalhando para reestabelecer o fornecimento de energia. O abastecimento deve ser normalizado à tarde. O DAEM solicita a economia de água.