Marília

Construtora anuncia reparos e rejeita acusação de falhas no Teatro

Construtora anuncia reparos e rejeita acusação de falhas no Teatro

A construtora Sercal, responsável pelas obras de recuperação do Teatro Municipal, divulgou nota nesta quinta-feira em que diz aguardar liberação para executar reparos no prédio, que apresenta goteiras e infiltrações entre outros problemas apontados pela Secretaria da Cultura, mas rejeita acusação de falhas ou descumprimento de contrato. 

A nota diz que a empresa lamenta “informações inverídicas” da reportagem sobre o caso e “falta de conhecimento por parte do Sr. Secretário de Cultura”. A empresas questiona existência de laudos técnicos que apontem causas para a lista de problemas apontados pela Cultura e apresentou seus argumentos para cada problema relatado (veja abaixo).

As falhas no prédio, que incluem acusações de falta de acabamento em instalações elétricas e hidráulicas, problemas com o palco, elevador para pessoas com necessidades especiais e ar condicionado, foram apresentadas em entrevista coletiva e visita do secretário da Cultura com jornalistas.

O relatório da Cultura com a indicação dos problemas foi divulgado pela prefeitura com imagens dos problemas que mostram infiltrações, proteção contra goteiras e equipamentos de energia.

A nota da construtora diz que a prefeitura não terá gastos na recuperação do prédio mas afirma que alguns dos problemas relatados tratam de questões que não estavam incluídas no contrato da obra.

Veja as manifestações da construtora sobre os problemas apontados no Teatro:

1 – Gastos com recuperação
“Quais os gastos que a prefeitura terá com a recuperação, já que a obra ainda está na garantia, e nos prontificamos a fazer os reparos sem ao menos questionar se foram causados por alguma falha na obra ou de utilização.”

2 – Falhas
“Existe algum relatório técnico, indicando que houveram falhas na obra? Já que os problemas citados podem ocorrer por diferentes motivos , por má utilização ou eventos climáticos.”

3 – Falta de ar condicionado
“Durante toda a obra, inclusive na instalação do sistema de ar condicionado, seguimos os projetos e planilhas da obra, estes feitos pela prefeitura. Instalamos o que nos foi contratado.”

4 – Contrato
“ A avaliação contratado x instalado é existente e ocorreu, durante toda a obra, por meio de medições e ao final da obra pelo conjunto das vistorias executadas pela prefeitura municipal, pelo Estado e corpo de bombeiros. A aprovação por diferentes órgãos fiscalizadores atesta a qualidade da obra em todos os seus momentos até a entrega final, em todos os seus aspectos.”

5 – Prazo para reparos
“ Construtora se prontifica a efetuar os reparos imediatamente, porém, o próprio secretário de cultura, solicitou-nos  que estes sejam feitos após o dia 20/01/2017, infelizmente, o que pode nos causar outros questionamentos quanto ao prazo de resolução dos problemas.

6 – Palco
“Lamentamos profundamente as questões hora inverídicas, hora por falta de conhecimento por parte do Sr. Secretário de Cultura. A planilha de obra é clara, a contratação se refere a restauro e, em nenhum momento, à troca do piso do palco. Sendo assim, corrigiremos eventuais danos, porém sem a troca, a menos que exista uma futura contratação.”

7 – Acabamento hidráulico e elétrico
“Toda fiscalização ocorreu ao decorrer da obra, bem como na data de entrega. Nenhuma observação foi realizada neste período, tanto pela prefeitura Municipal quanto pela fiscalização Estadual e corpo de Bombeiros.”

 

Ainda salientamos que em momento algum a empresa se omite. Estamos mais que dispostos, estamos ansiosos aguardando a liberação por parte do secretário para a execução dos reparos.