Marília

Conselho entrega minuta de projeto de incentivo a empresas de inovação

Conselho entrega minuta de projeto de incentivo a empresas de inovação

O Conselho Municipal de Ciência Tecnologia e Inovação entregou ao prefeito Daniel Alonso (PSDB) nesta quarta-feira a minuta de um projeto de lei que estabelece em Na ocasião foram apresentados Marília um programa de incentivo ao setor de inovação e tecnologia. O projeto é mais um passo no processo de criação do Parque Tecnológico da cidade.

“Precisamos adotar a cultura da inovação, principalmente os empresários precisam adquirir e praticar esse conceito. Sem tecnologia e inovação as empresas vão morrer”, disse Chikao Nishimura, diretor do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e presidente do conselho.

O Parque Tecnológico é uma concentração geográfica de empresas, instituições de ensino, incubadoras de negócios, centros de pesquisa e laboratórios que criam um ambiente favorável à inovação tecnológica. À medida que passam a compartilhar do mesmo ambiente, empresas, universidades, centros de pesquisa e investidores, geram benefícios econômicos em comum e para a comunidade.

O projeto estabelece políticas públicas e incentivos para que empresas se intalem ou busquem prestação de serviços na área de inovação em Marília. A cidade já tem hoje um pólo de tecnologia, impulsinado pelos cursos e laboratórios de pesquisas em universidades e pela proliferação de empresas – incluindo grandes nomes nacionais – do setor.

Segundo o secretário Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Cássio Luiz Pinto Junior, o próximo passo é a conclusão de trâmites jurídicos e administrativos para que a cidade possa ter um instrumento eficaz de conquista de novas empresas na áreas de TI (Tecnologia da Informação).

Além do Ciesp-Fiesp, representantes de entidades como Fatec, ETEC Antônio Devisate, Sest-Senat, Senai, Univem, Senac, Asserti e Sebrae participaram do encontro.