Faleceu na noite deste sábado o professor Antonio Andrade, 104, conhecido como Totó, último combatente da Revolução Constitucionalista de 1932 na região de Marília. Professor Totó vinha em tratamento de ferimentos provocados por uma queda acidental.
Antonio Andrade nasceu em 15 de junho de 1913 em Sertãozinho, próximo a Ribeirão Preto. Aos 19 anos alistou-se nas tropas constitucionalistas em Campinas. Lutou em Eleutério, que ficava no Vilarejo de Itapira, na divisa de São Paulo com Minas Gerais.
Passou pouco mais de 60 dias em combate em uma trincheira na fronteira. Após três meses de combates e aproximadamente mil mortes em São Paulo, Antonio retomou a vida, tornou-se professor e aposentou-se na carreira.
O professor revelou-se uma liderança e ativista de ações comunitárias em Vera Cruz. Ingressou no Rotary Club e pela instituições passou a ser também uma referência em toda a região.
Em 2012 foi um dos destaques em Conferência Regional da organização, evento que reúne centenas de representantes de todos os clubes das regiões de Marília, Bauru e Presidente Prudente.
Alvo de diferentes homenagens por sua história como combatente, Antonio Andrade participava com entusiasmo de todas e fazia sempre uma defesa rigorosa das manifestaões de civismo e defesa do país.
“Fico orgulhoso de ser lembrado todo o ano.Amo a pátria, sempre defenderei o Brasil. O civismo foi esquecido”, dizia.
Professor Totó é velado em Vera Cruz, onde seu sepultamento foi marcado para 16h deste domingo.