A Câmara de Marília marcou para o dia 22 de fevereiro, às 9h, uma audiência pública para apresentação e questionamentos sobre as metas fiscais da prefeitura nos três últimos meses da gestão do ex-prefeito Vinícius Camarinha (PSB).
As audiências públicas são exigências legais e acontecem ao final de cada trimestre. A novidade aqui é a apresentação por uma nova gestão para a análise das contas passadas. A apresentação deve levar para a Câmara o secretário da Fazenda, Levi Gomes, e assessores.
Além de uma exposição sobre a arrecadação e os gastos realizados pela administração no período de outubro a dezembro de 2016, a audiência, com previsão de duas horas de duração, deve reservar espaço para perguntas da comunidade.
Mas o horário atrapalha. Em dia útil, às 9h, a audiência raramente recebe participação popular ou de lideranças comunitárias, que tradicionalmente estão trabalhando ou resolvendo problemas pessoais.
O agendamento nestes horários sempre foi criticado por prejudicar participação popular. Nesse ponto, a cidade ainda não mudou.