Policiais militares do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental em Marília apreenderam uma espingarda calibre 32 e uma ave da espécie Sabiá Barranco mantida ilegalmente em cativeiro.
O dono da arma foi encaminhado à Delegacia de Polícia do município, onde prestou depoimento e foi liberado. A espingarda foi apreendida. Ele deve responder por posse ilegal de arma de fogo.
Administrativamente foi elaborado o Auto de Infração Ambiental, no valor de R$ 500,00, por manter em cativeiro espécimes da fauna silvestre sem autorização do órgão competente. O pássaro foi libertado em seu habitat natural, tendo em vista seu estado bravio.
ASSIS
Em Assis, os policiais encontraram 11 pássaros das espécies Trinca Ferro, Canários da Terra, Bico de Pimenta e Coleirinho Papa Capim mantidos ilegalmente em cativeiro.
Foram elaborados dois Autos de Infração Ambiental, no total de R$ 5.500,00, por guardar e por ter em cativeiro espécimes da fauna silvestre sem autorização do órgão competente.
Os pássaros foram encaminhados a entidade protetora dos animais de Assis (APASS) onde receberão os devidos cuidados. o infrator responderá pelo crime ambiental previsto no artigo 29 da Lei Federal 9605/95, tendo como penalidade detenção de seis meses a um ano, e multa.