Marília

Marília intensifica vacinação após suspeita de febre amarela

Marília intensifica vacinação após suspeita de febre amarela

A indicação de um caso suspeito de febre amarela em Marília vai provocar ação especial de vacinação contra a doença na cidade. O surgimento do caso suspeito já provocou ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, na zona oeste, e deve intensificar atendimento de vacinação.

Entre os dias 11 e 24 de fevereiro todas as unidades de saúde da cidade e dos distritos farão vacinação com atendimento das 7h às 17h. Durante todo o período de Intensificação, dois sábados – dias 121 e 18 – terão postos de saúde abertos das 7h às 13h.

“Esta Intensificação consiste em contemplar a população ainda não vacinada ou com esquema incompleto com a vacina da Febre Amarela através de ações de busca ativa e divulgação no seu território, principalmente nas áreas rurais e perirurais”, disse Renata Rodrigues Plácido dos Santos, responsável pelo Programa Municipal de Imunização.

A vacina é contraindicada para crianças menores de 6 meses, idosos acima dos 60, gestantes, mulheres que amamentam, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas.

No Brasil, o Ministério da Saúde recomenda que a vacina contra a febre amarela seja tomada duas vezes. Para crianças, uma dose aos 9 meses e outra, aos 4 anos.

Para adultos, o intervalo entre as duas doses deve ser de 10 anos. Para quem tem viagem marcada ao exterior, vale a regra da Organização Mundial da Saúde, que mudou há pouco tempo e agora só exige uma única dose pela vida toda.

“Apesar de a vacina estar disponível em qualquer momento do ano em todos os nossos postos, precisamos fazer essa intensificação e alertar a população da importância da imunização”, disse Kátia Ferraz Santana, secretaria da Saúde.

A Doença

A febre amarela é uma doença infecciosa grave que pode ser transmitida pela picada de dois tipos de mosquitos, o Aedes Aegypti, ou o HaemagocusSabethes. Essa doença causa sintomas como dor abdominal, dor de cabeça e febre e deve ser tratada de forma a aliviar os sintomas.

Existem dois tipos de Febre Amarela:

Silvestre: É transmitida pela picada do mosquito HaemagogusSabethes, que pica o macaco Gibão, que frequentemente possui o vírus circulante no sangue, e depois pica o homem;

Urbana: É transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue, mas não há casos registrados no Brasil desde 1940