Marília

Zona norte pede posto de saúde em prédio fechado do PA

ALtair Vieira, da Socianorte, pede aproveitamento de prédio – Reprodução
ALtair Vieira, da Socianorte, pede aproveitamento de prédio – Reprodução

Uma associação de moradores da zona norte de Marília pediu à prefeitura reativação do prédio do Pronto Atendimento do Santa Antonieta, que Foi fechado desde a instalação da UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

A intenção é levar para o prédio a unidade básica de saúde da família do bairro, que hoje funciona em uma casa com pouca estrutura de atendimento. O prédio do antigo PA é maior, com mais espaço de esperança e conforto para atendimento.

“A Socianorte entrou com um pedido para que a prefeitura reforme e modernize o prédio para atendimento”, diz o presidente da entidade, Altair Vieira. O posto de saúde da região funciona a poucas quadras do prédio do PA.

Segundo Altair, é uma casa de 70m² alugada e adaptada para atendimento. Mas pacientes sofrem com falta de espaço, assim como o funcionamento. “Os pacientes chegam cedo para atendimento, antes de abrir mesmo e os funcionários também sofrem com a falta de espaço.”

O dirigente explica que o prédio do antigo PA estava em reforma, ficou quase pronto, mas já está sofrendo vandalismo. Apesar da instalação da UPA no bairro, procedimentos como consultas de rotina, vacinação, distribuição de remédios e o programa da família continuam vinculados à unidade de saúde, com grande demanda de atendimento.

Pelo menos quatro bairros diferentes utilizam os serviços da unidade e o pedido de mudança do atendimento é parte de uma pauta de discussões que ele pretende apresentar em encontro com o prefeito Daniel Alonso.

“Protocolei o pedido para o encontro ontem. Vamos aguardar a posição da prefeitura, levantar mais informações sobre o prédio. Estamos organizando a associação, esse é nosso primeiro ato e temos muitos desafios na região”, disse o dirigenrte.