O grupo japonês de bebidas Kirin Holdings, dono de marcas como Schin, Baden Baden e Eisenbahn, oficializou nesta segunda-feira uma informação que já corria o mercado: fechou acordo para venda de suas marcas no Brasil à cervejaria holandesa Heineken.
O negócio que pode dar novos rumos a um mercado sempre tão popular envolve investimentos de 660 milhões de euros, em torno de R$ 2,2 bilhões.
A Kirin chegou ao Brasil em 2011 com a compra da segunda cervejaria local, a Schincariol, por US$ 2,65 bilhões.
Mas os problemas econômicos endureceram a concorrência no Brasil, terceiro mercado mundial da cerveja, atrás de China e Estados Unidos.
“Levando em conta os riscos associados à economia brasileira e a situação da concorrência em um mercado estancado, a Kirin chegou à conclusão de que seria difícil transformar o Brasil Kirin em uma atividade rentável”, explicou a companhia em um comunicado.
Portanto, venderá a totalidade de sua participação na Kirin Brasil ao grupo Bavaria, proprietário da Heineken.
Não houve qualquer comunicado sobre eventual mudança de rótulos, formulas ou das bebidas.