Marília

Região amplia número de empresas com exportação

Região amplia número de empresas com exportação

O número de empresas com exportações na região de Marília cresceu pouco mais de 10% no ano passado e chegou a 118 marcas com vendas ao exterior. É o maior número desde que o desmepenho passou a ser medido pelo governo do Estado e traz informações ainda melhores.

Em 2016, a região ganhou 21 novas exportadoras, que fizeram vendas ao exterior pela primeira vez. O aumento é de 163% no volume e fica acima da média do estado – 126%. A região começou 2016 com 107 exportadoras.

A tabela considera novas vendas e empresas que deixaram de exportar e o saldo positivo mostra que a região está de olho no mercado exterior e encontra neste público mercado perdido com retração da economia interna.

O desempenho acompanha ainda variação da política cambial. Com maioria de negócios em dólares, a valorização da moeda dos Estados Unidos que dificulta a compra de importados deixa produtos brasileiros mais atraentes no exterior.

Os dados fazem parte de um estudo elaborado pela Investe São Paulo, a agência de promoção de investimentos e competitividade ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo.

“Nós já tínhamos a ideia de estender nosso escopo de serviços de incentivo à competitividade com atendimento de empresas que querem internacionalizar-se e a disseminação da cultura exportadora. Nossas projeções apontavam para uma desvalorização do câmbio e de uma desaceleração do consumo interno. A quantidade de empresas que passaram a exportar confirma que lançamos o programa na hora certa”, afirma o diretor da Investe SP, Sérgio Costa, referindo-se ao SP Export.

Realizado por meio de convênio com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) firmado já em 2015, o SP Export envolve todo um conjunto de ações para ajudar a aumentar o número de exportações no Estado de São Paulo, com foco principalmente nas pequenas e médias empresas.

O estudo também revelou que quase todas essas empresas que ingressaram no mercado internacional realizaram remessas de até US$ 1 milhão: 93,6% das brasileiras (4.537) e 95,4% das paulistas, que representaram 42,3% (2.010) do total das exportações nesse valor dentro do País.

Houve um crescimento de 10% no total de empresas exportadoras registradas em um ano, saindo de 107, em 2015, para 118, em 2016. É o maior número desde 2001, quando a série histórica começou a ser levantada.

Confira abaixo o resumo dos dados apresentados sobre o Estado de São Paulo e, especificadamente, sobre a Região Administrativa de Marília: