A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) promove na próxima semana, de 20 a 24, uma caravana de atividades para os presos da Penitenciária e do Centro de Ressocialização de Marília. O projeto Jornada de Cidadania e Empregabilidade visa levar mais cidadania aos reeducandos com medidas como regularização de documentos, cortes de cabelo, atendimentos médicos, psicológicos e jurídicos.
São atividades que já ocorrem diariamente na unidade prisional, mas que, na semana da jornada, contam com parcerias de órgãos da sociedade como escolas técnicas, faculdades e empresas.
Neste ano alunos do curso de cabeleireiro participarão da Jornada de Cidadania. A ação funcionará como via de mão dupla: os alunos irão botar em prática o que aprendem em sala de aula enquanto os presos recebem um novo corte de cabelo. O cronograma do projeto também conta com palestras de empregabilidade que preparam os sentenciados para o atual mercado de trabalho. Na terça-feira (21) haverá a cerimônia oficial de abertura e contará com a presença de autoridades da SAP e sociedade civil.
Números de 2016
No ano passado, só na região noroeste do Estado de São Paulo, a Jornada de Cidadania emitiu cerca de 17 mil novos documentos (carteira de trabalho, RG, CPF, certidão de nascimento) para homens e mulheres reclusos em unidades prisionais vinculadas à pasta. No total, foram 76 mil atendimentos.