A Diocese de Marília iniciou a Escola de Comunicação Paulo Apóstolo, iniciativa que reúne aproximadamente 200 agentes de pastoral para formar responsáveis pelo relacionamento da igreja em toda a região com diversos meios de comunicação.
Com o tema da 51ª Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, a aula inaugural foi assessorada pelo coordenador estadual da Pastoral da Comunicação (Pascom), o Pe. Marcos Vinícius Clementino, do clero de Guarulhos (SP).
A Escola de Comunicação Paulo Apóstolo vai oferecer seis aulas de formação durante o ano. Divididos em três polos, os alunos terão seis encontros com as seguintes disciplinas: Pastoral e Comunicação, Produção de texto, Igreja e redes sociais, Fotografia, Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil e Marketing Católico e Produção de Conteúdo.
Para a Região Pastoral I, o polo formativo será em Marília, nas dependências da Faculdade João Paulo II (Fajopa). Os alunos da Região II se encontrarão em Osvaldo Cruz, na Matriz de São José, e na Região III o polo será na Matriz de Santa Genoveva, em Irapuru.
A aula inaugural teve ainda sorteio de brindes e foi encerrada com um missa presidida pelo bispo diocesano de Marília, Dom Luiz Antonio Cipolini.
Em sua homilia, ao resgatar São João Paulo II, o bispo diocesano afirmou que a comunicação na fé é fruto da inspiração divina e não simplesmente uma ação externa da técnica. “Para nós cristãos, a comunicação torna-se experiência da graça de Deus”, disse.
Dom Luiz Antonio ainda abençoou as três imagens do padroeiro da Escola, que foram encaminhadas para os polos formativos, e enviou os comunicadores à missão evangelizadora.