Ao contratar o seguro do seu carro é bem provável que a palavra “sinistro” apareça algumas vezes nas apólices que vão proteger seu veículo. Por isso, é preciso entender qual o significado e como agir, entrando em contato com seu Corretor/Corretora para tomar as medidas necessárias.
Mas o que é exatamente um sinistro?
‘Sinistro’ é um acidente que causa danos e/ou prejuízos a um bem segurado e, por isso, o termo está presente na apólice do seguro. Não importa a forma do acontecimento, se de maneira súbita, involuntária ou imprevista. Todos os danos causados pelas situações cobertas na apólice são indenizados ao contratante. O sinistro pode ser considerado parcial ou integral, tudo depende do dano causado.
A perda parcial acontece quando o veículo pode ser reparado. Já o sinistro integral (perda total) é quando o carro não pode ser recuperado, seja por motivo de roubo ou colisão.
O que fazer em caso de sinistro?
A Regional Seguros, uma corretora e administradora de seguros destaque no mercado em Marília, ressalta que o importante é que oferecer tratamento de forma direta e ampla, muitas vezes no local do evento, ou na corretora, unidade operacional, pelo Corretor de Seguros ou profissional devidamente treinado e habilitado para que todas as necessidades e expectativas sejam supridas a contento. Apesar de muitos não preverem neste momento é importante atenção no registro e documentação da correta versão do acidente para que não ocorra inversão de responsabilidades, exclusões de coberturas possíveis, atendimento adequado a eventuais terceiros, exclusão de itens, cumprindo se assim o nobre ciclo de um seguro.
Após esta etapa cumprida, a equipe operacional acompanha de forma instantânea a fase de liberações, oficinas, procedimentos de carro reserva e tudo que se mostrar necessário. Esse zelo especial agiliza e trás qualidade ao todo, apresentando uma ótima performance em qualidade e prazos de entregas aos nossos segurados,o que mostra verdadeiramente a importância em sermos muito mais que uma corretora, mas também mantendo-se fiel a filosofia em ser uma verdadeira administradora, aspecto muita vezes relegado a planos inferiores de importância.
Bateram no meu carro. Devo acionar o seguro?
Caso seu veículo tenha se envolvido numa colisão em que o provocador não pode ser determinado e não houver declaração de culpa do outro motorista, possivelmente você precisará acionar o seu seguro para ter seu veículo reparado. Para isso, avise imediatamente à seguradora ou o seu Corretor/Corretora de Seguros.
A sugestão é fazer sempre a elaboração do Boletim de Ocorrência, isto para dirimir duvidas ou eventuais reclamações futuras, devidas ou indevidas. Esse documento hoje, no caso de inexistência de vitimas, poderá ser no Batalhão da Policia Militar ou até mesmo pela internet, no site da Secretaria de Segurança Publica (www.ssp.sp.gov.br/nbo/).
Bateram no meu carro e sou o terceiro, quais informações devo pedir para contatar o seguro da outra pessoa?
Se o seu veículo foi atingido por outro e incontestavelmente você não teve culpa no acidente, então, você é considerado “terceiro” e também tem direito à cobertura pelo seguro do motorista que provocou o acidente. Converse com o outro motorista e anote corretamente seus dados, como nome, endereço e o número da carteira de habilitação.
Busque coletar o maior número de dados e não se esqueça de consultar sobre os dados do seguro, para que você possa entrar em contato e registrar o aviso de sinistro de terceiro à seguradora. Depois de apresentar o boletim de ocorrência (B.O.) e os documentos necessários, você será encaminhado para uma oficina credenciada que fará os reparos.
Na Regional Seguros, corretores e equipe operacional, em atendimento aos seus clientes, contatam os causadores, corretoras e seguradoras de terceiros, monitoram todo expediente dos sinistros de seus clientes, ainda que constante como terceiros de apólices contratadas em outras corretoras, um cliente sempre. Para m,ais informações ou cotação acesse o site da Regional ou entre em contato na avenida Sampaio Vidal 524-A telefone 3454-2080
Bati o carro
Caso você tenha batido o carro, se não conseguir ligá-lo novamente ou o mesmo apresentar avarias que o impeçam de se locomover por meios próprios, entre em contato com a seguradora (através do 0800) para que o veículo seja guinchado. Posteriormente ou neste mesmo momento, entre em contato com seu Corretor/Corretora para o praxe necessário.
Roubaram meu carro
Em caso de roubo ou furto do veículo, ligue 190, avise a polícia militar e faça imediatamente o boletim de ocorrência (B.O.). Em seguida, avise o seu Corretor/Corretora e a seguradora para que as equipes de análise prestem toda a assistência prevista ao segurado e pessoas que estiverem com ele no veiculo a nível de amparo com hotéis, taxis, viagem de regresso a domicilio, etc., serviços prestados 24 horas por dia, 7 dias por semana. Logo após essas providencias se farão as analises toda constatação, lhe serão comunicados todos os documentos que deverão ser enviados afim de finalizar o processo e liberar a indenização*.
*A indenização é creditada na conta informada pelo cliente.
Lembrando que quando o acidente acontecer em vias urbanas é preciso ir à Delegacia de Polícia Civil mais próxima ao local. Na estrada, procure a Polícia Rodoviária Federal e, se alguém estiver ferido ou então ocorrerem danos aos bens de terceiros, o Boletim de Ocorrência é obrigatório.