Saúde

Alimentação ajuda foliões antes, durante e depois do carnaval

Alimentação ajuda foliões antes, durante e depois do carnaval

Vai para o baile de carnaval? Vai enfrentar maratona de movimentação , com muito suor e bebidas alcoólicas? Uma alimentação balanceada pode ajudar você a enfrentar a brincadeira – e ficar melhor depois dela –com dicas simples e básicas.

O Giro montou um guia básico para você comer bem e de forma correta antes de encarar o carnaval e apresenta abaixo dicas de consumo e alimentos que podem ajudar a garantir ou recuperar condição física.

As orientações, que ganharam apoio do estudante de nutrição Fabrício Brandt, são baseadas em dicas para antes, durante e depois da folia.

Confira as dicas, coma bem e bom carnaval

– Antes do baile

Na preparação é importante ter uma boa ingestão de carboidratos complexos de baixo índice glicêmico – aqueles de absorção mais lenta e que provocam liberação mais demorada de açúcar no sangue – mantendo assim, energia por mais tempo no nosso corpo para todo o baile.

Exemplos desses alimentos são pães integrais com grãos, arroz integral, batata doce e inhame cozidos, mantendo também ingestão adequadas de proteínas e gorduras de fácil digestão, como proteínas magras (frango e peixe) e gorduras boas como castanhas.

– Durante o baile

Uma opção ótima e prática para ficar nutrido no baile é levar alimentos que podem ser carregados até nos bolsos: frutas, castanhas e/ou barrinhas sem açúcar, de preferência com um bom teor de proteínas. Eles ajudam a manter o corpo nutrido e o folião saciado por boas horas.

Regra básica, é muito importante ingerir bastante água, evitando assim a desidratação. Caso opte por comer na rua, prefira alimentos quentes e preparados na hora, em que você pode controlar a procedência, cozimento além das condições de preparo.

Também evite todos os tipos de molhos caseiros como maioneses, diminuindo o risco de intoxicação alimentar.

– Ingestão de bebidas

Beber nunca foi um problema desde que você consuma com moderação. Vale lembrar que além dos riscos com a embriaguez e suas consequências, o teor alcoólico da bebida influencia também em calorias: maior teor alcoólico, maior carga de caloria, já que 1g de álcool contém 7kcal. Só para comparar, 1g de carboidrato é equivalente a 4kcal.

Para não haver desidratação (um dos primeiros efeitos do consumo de álcool) intercale a bebida alcoólica com água. Água, água de coco, e sucos naturais são ótimas opções para ingerir no baile.

– Após o baile

Depois do baile, como gastamos muita energia, devemos ter uma recuperação adequada do nosso corpo e para isso é necessária a ingestão de alimentos construtores, que são as proteínas como ovos e carnes – especialmente peixe e frango.

E se você exagerar na bebida, um objetivo é desintoxicar o organismo, eliminando o álcool e repondo os nutrientes perdidos durante a festa. Para isso, consuma vitaminas e minerais em frutas, verduras e legumes, e não tão menos importante, novamente a água.

– Sono

Independente do consumo de álcool, no período de festas de carnaval o nosso sono fica comprometido, causando estresse do organismo. Para evitar que isso aconteça, a ingestão de alimentos antioxidantes é sempre bem-vinda.

São opções como açafrão, cenoura e beterraba. Consuma também alimentos ricos em vitamina C, como  laranja, limão, acerola e frutas vermelhas.