O projeto Amor de Criança, desenvolvido na Unimar com participação de diferentes entidades, deve receber suporte do Fundo Social de Solidariedade para ações de arrecadação de fraldas, alimentos e outros materiais de apoio às famílias das crianças atendidas.
O projeto oferece atendimento médico, psicológico, fisioterapêutico e fornecimento de alimentos,m fraldas e equipamentos, como cadeiras especiais, a crianças com paralisia cerebral.
A iniciativa, criada pelo médico Francisco Agostinho junto ao Hospital da Unimar, por meio da ABHU (Associação Beneficente Hospital Universitário), (Universidade de Marília), tem apoio da Unesp, Ministério Público0 Federal e Prefeitura.
“Atualmente são cerca de cem crianças, marcadas pela limitação sócio econômica e que enfrentam as dificuldades burocráticas que o sistema obriga. Com um esquema de prioridades e atendimento individual o projeto tem procurado diminuir as carências de cada criança e de cada família provendo a recuperação física e aperfeiçoando a qualidade de vida com diminuição das carências materiais e emocionais”, destacou o médico Francisco de Agostinho.
O projeto conta com recurso humano especializado formado por médicos pediatras, com área de atuação em gastroenterologia, neurologia, pneumologia, ortopedia e endoscopia.
Conta ainda com docentes e alunos que integram os cursos da Universidade de Marília nas áreas de fonoaudiologia, nutrição, psicologia, farmácia, enfermagem, fisioterapia, odontologia, pedagogia e educação física.
A fonoaudióloga Paula Cristina Cola, uma das profissionais que atua junto ao projeto, destaca que o atendimento é feito duas vezes por mês, sempre às terças-feiras, atendendo toda a região (62 municípios).
O projeto recebe apoio de entidades como Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Marinho Runner, Igreja Evangélica Ágape, Rotary Club e voluntários.